Um mutirão de mais de 100 voluntários coletou 2,9 toneladas de lixo descartado indevidamente nas margens do rio Corumbataí em Rio Claro, no interior de São Paulo, na manhã deste sábado, dia 4 de junho. A iniciativa é encabeçada pela De Heus, uma companhia holandesa que é uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo, com o objetivo de promover maior consciência da comunidade para a importância do descarte responsável de lixos e resíduos, disse o diretor de RH & HSE da De Heus no Brasil, Edmilson Ribeiro, que coordena a ação.
Esta medida faz parte do programa de sustentabilidade da companhia e vem acontecendo, desde o dia 8 de abril, em cada cidade onde a empresa tem unidade instalada. Até o momento já foram coletadas 5,511 toneladas de lixo em municípios como Toledo (PR), Apucarana (PR), Campinas (SP) Guararapes (SP) e Rio Claro (SP). Depois de Rio Claro (SP), o Dia da Coleta será em Itaberaí (GO). Em cada cidade, a empresa tem o apoio de cooperativas de reciclagem, que se responsabiliza pelo destino correto do material coletado, explica Ribeiro.
“Todos os anos, toneladas de resíduos são descartados de maneira indevida, comprometendo o ecossistema e a qualidade de vida na terra. Esta é uma iniciativa de plogging, ação que combina esportes com o cuidado ao meio ambiente, em que temos a oportunidade de nos exercitarmos, cuidarmos da saúde e do nosso planeta. Estamos não só colaborando com o espaço e a comunidade local, mas também estimulando e promovendo maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade e o futuro do nosso planeta”, afirmou o executivo.
A empresa, que constantemente investe em pesquisas e estudos, possui um plano estratégico de ações que vão desde reciclagem de embalagens, passando por uso consciente de água e energia elétrica, redução das emissões de gases de efeito estufa, até o apoio a uma iniciativa de reflorestamento do corredor do Araguaia. “Responsabilidade social e nutricional são muito importantes para toda a cadeia produtiva. Dessa forma, queremos cada vez mais criar e investir em diferentes ações que reforcem a importância da adoção de práticas sustentáveis, contribuindo assim para o bem-estar da sociedade como um todo e para o futuro do nosso planeta. É um trabalho desafiador, mas de grande orgulho e responsabilidade”.
Foto: Divulgação