“Local de Escuta” é um espetáculo musical que será apresentado neste sábado (10), às 20 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro. A entrada é gratuita. O espetáculo independente, que não tem financiamento público ou privado, une rock, teatro e dança, e performance “drag”, e celebrará o lançamento do álbum “Autofalante”, do grupo Manxs.
Em seu enredo, o espetáculo musical “Local de Escuta” trata das diferentes emoções, necessidades e camadas existenciais que permeiam a vida das pessoas LGBTQIAP+ no Brasil. O viés de comédia proporciona aos espectadores uma experiência crítica reflexiva e ao mesmo tempo divertida.
A apresentação será um show musical elaborado sob a direção cênica de Marcos Calegari.
Uma obra integralmente inédita, com repertório autoral produzido pelo grupo Manxs em parceria com a produtora rio-clarense Garden Room Music e outros artistas e músicos de Rio Claro, e com a Engenharia Musical do Estado de São Paulo que, juntos, lançaram em maio o álbum musical Autofalante, que será apresentado no show.
O show musical Local de Escuta deste sábado, além de gratuito, estreia a turnê, de mesmo nome, do grupo Manxs que irá circular pelo Brasil, a princípio de forma independente e autônoma.
As Manxs, assim como o show Local de Escuta, visam promover o entretenimento cômico e reflexivo sobre a comunidade LGBTQIAP+ brasileira, por meio do rock, gênero musical que majoritariamente é protagonizado por corpos brancos e heteronormativos. O grupo transgride esse estereótipo, mostrando que é possível usar arte como linguagem e que não há fronteiras de gênero e sexualidade no processo de expressão, produção e apreciação da arte.
O grupo é composto pelas artistas LuisAff, Vikky e a Ashilleyy Extravaganzza que, em 2022, representou Rio Claro no “reality show” Queen Stars Brasil, transmitido mundialmente pela HBO MAX.
A realização da apresentação deste sábado é do grupo Manxs, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Foto: Paula Caldas/Divulgação