A Semana “Ogum e Suas Origens Culturais – A cultura africana entre nós”, em Rio Claro, chega ao fim neste domingo (28) com atividades gratuitas das 11 às 16 horas, no Centro Cultural “Roberto Palmari”, na Rua 2, 2.880, Vila Operária.
Haverá participação de integrantes do Projeto Construindo o saber: As Ayabás, grupo de percussão exclusivamente feminino que, além de música, leva ao público dança. Grande roda de capoeira será realizada com a participação de mestres de vários grupos. E o grupo Jeito Simples fará apresentação com muito samba e pagode. Produtos de artesanato e culinários estarão em exposição e à venda na feira de afro empreendedores.
“A partir das atividades propostas pudemos discutir a situação dos negros no Brasil e também destacar a produção cultural realizada pelos povos de matriz africana e sua importância para a sociedade de maneira geral”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
Apresentação musical, oficina, exposição e palestra foram realizadas. “A semana abre um importante canal para o diálogo para que possamos superar o preconceito e discriminação dos negros que existe ainda hoje”, comenta Josiane Martins, assessora dos Direitos Raciais.
No Casarão da Cultura, até o dia 25 de maio, o público poderá conferir exposição de peças do acervo da Federação Umbandista Caminho dos Orixás, que reúne peças africanas, incluindo instrumentos musicais e esculturas. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7.