A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida continuam com suas atividades culturais e educativas, além de não terem parado as visitas, que agora acontecem on-line. A Rede de Museus-Casas Literários realiza as visitas educativas ao vivo pelo Facebook semanalmente e cada equipamento possui um dia da semana específico para a atividade.
A Casa das Rosas oferece suas visitas às quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com a mediação de seus educadores, o museu é explorado usando diferentes estratégias e abordando os diversos assuntos que a Casa dispõe. As próximas visitas serão nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio.
Na Casa Mário de Andrade, as visitas ocorrem às quintas-feiras, também das 16h30 às 17h. Dia 7 de maio, em “100 anos da Casa”, o Educativo irá discutir a história da residência, seus moradores e o local como patrimônio e museu, em comemoração aos 100 anos da construção da edificação que sedia a Casa Mário de Andrade.
Na semana seguinte, dia 14 de maio, “A faceta musical de Mário de Andrade” abordará o pensamento musical de Mário de Andrade, que foi professor de música e um grande musicólogo, tendo produzido inúmeros ensaios e críticas de música ao longo da vida.
No dia 21 de maio, “Educação formal e Educação não-formal” tem o objetivo de traçar paralelos e conexões sobre as duas formas de ensino, discutindo os desafios de alinhar o encontro entre as duas vertentes.
Por fim, dia 28 de maio, “Mapa Afetivo” será em torno da leitura de alguns poemas de Mário de Andrade e de outros autores, com o intuito de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo. Os participantes são convidados a trazer seus poemas preferidos sobre suas cidades, para serem partilhados durante a atividade.
Às sextas-feiras, é a vez da Casa Guilherme de Almeida. Os educadores da Casa estarão on-line nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio, às 16h30.
Excepcionalmente, no dia 5 de maio, terça-feira, das 15h às 17h, o Núcleo de Ação Educativa também fará a live “E se sua casa fosse um museu?”. Nesta visita, assim como ocorreu com a antiga residência do poeta Guilherme de Almeida, a proposta é que cada participante pense como seria a musealização de sua casa, por meio de discussões, análises de plantas arquitetônicas e desenhos. A oficina será transmitida on-line, pela plataforma Google Hangouts Meet e a inscrição é feita pelo site do museu.
Os três Museus-Casas Literários são vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.
SERVIÇO
CASA DAS ROSAS
Visita Virtual Quartas-feiras, das 16h30 às 17h 6, 13, 20 e 27 de maio Por Núcleo de Ação Educativa Transmissão pelo Facebook
CASA MÁRIO DE ANDRADE
Live: 100 anos de Casa Quinta-feira, 7 de maio das 16h30 às 17h Live: A faceta musical de Mário de Andrade Quinta-feira, 14 de maio das 16h30 às 17h Live: Educação formal e Educação não-formal Quinta-feira, 21 de maio das 16h30 às 17h Live: Mapa Afetivo Quinta-feira, 28 de maio das 16h30 às 17h Por Núcleo de Ação Educativa Transmissão pelo Facebook.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Live: E se sua casa fosse um museu? Terça-feira, 05 de maio | 15h às 17 Por Núcleo de Ação Educativa Inscrições pelo site do Museu Visita virtual Sextas-feiras, das 16h30 às 17h 8, 15, 22 e 29 de maio Por Núcleo de Ação Educativa Transmissão pelo Facebook
Fotos: Divulgação