O município de Rio Claro sedia o Museu do Eucalipto, que chega aos 103 anos de fundação.
A história do local começou a ser construída pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, em 26 de março de 1916.
No fim do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Para suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro criou hortos florestais em diversas cidades do interior paulista. Em 1914, Edmundo Navarro foi buscar na Austrália 144 espécies da planta.
“O museu possui um acervo científico, histórico e cultural de grande importância, sendo referência mundial na cultura do eucalipto. Trata-se de uma iniciativa pioneira do agrônomo Edmundo Navarro, que beneficiou todo o Brasil”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
VISITAS – O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e as visitas precisam ser agendadas pelo telefone (19) 3525-7036, 3533-8694 ou pelo e-mail feenarioclaro@fflorestal.sp.gov.br. Aos domingos, o local é aberto ao público das 14 às 17 horas.