O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga já está aberto a visitações. A prefeitura reabriu o espaço cultural com atividades, que marcaram a programação de aniversário do município. Inicialmente, o museu fica aberto de terça a sexta-feira das 9 horas ao meio dia e das 14 às 17 horas. Não há cobrança de entrada.
“Trata-se de uma referência em cultura e história que finalmente volta a fazer parte do dia-a-dia de nossa população, a quem aguardamos para conhecer o acervo, que foi readequado”, convida o secretário de Cultura, Professor Dalberto.
O novo Museu Amador Bueno da Veiga agora conta com 10 ambientes: “Sala Audiovisual”, “Rio Claro”, “Movimento Constitucionalista”, “Memória Ferroviária”, “Povos Indígenas”, “Cultura Negra”, “Música e Mídias”, “Construtores de nossa cidade”, “Anfiteatro ao ar livre” e “Jardim das Esculturas”. O prédio possui elevador e acessibilidade.
Na reabertura do Museu, o prefeito Gustavo Perissinotto lembrou da importância do Museu na história de Rio Claro e reafirmou o propósito do governo municipal em investir e apoiar as atividades culturais. Localizado na Avenida 2 entre as ruas 6 e 7, no Centro, o museu em si já é um importante patrimônio arquitetônico e cultural. A edificação, datada do século 19, foi reconstruída após destruição decorrente de incêndio em 2010. Com a restauração, ganhou nova concepção de uso, com salas de exposições físicas e itinerantes, teatro de arena e estrutura para apresentações artísticas.
Foto: Divulgação