Na última segunda-feira (8), o vereador Geraldo Voluntário (Democratas), acompanhado dos colunistas do Diário do Rio Claro Paulo Meyer e Vilson Andrade, ambos da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município de Rio Claro, estiveram reunidos na secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo
com a titular da pasta e deputada estadual, Célia Leão (PSDB), com o objetivo de buscar apoio para que Rio Claro possa contar com um espaço onde a população e, principalmente pessoas com deficiência, encontrem apoio, bem como atividades culturais e de lazer.
Célia Leão, que tem como principal objetivo a formulação de políticas públicas que contemplem a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, orientou a comitiva de Rio Claro sobre como desenvolver o projeto e colocou a secretaria e sua equipe técnica à disposição do município para ajudar na construção do projeto.
“É nosso desejo implementar políticas sociais onde o resultado final é a garantia de vida com qualidade, especialmente às pessoas com deficiência”, pontuou a secretária.
O “Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” é o modelo para ser seguido em Rio Claro. Localizado em São Paulo, no Memorial da América Latina, são realizados estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a relevância da participação dos deficientes na sociedade e os seus direitos.
“Um espaço como este seria fundamental para o incentivo e fomento de políticas públicas transversais e intersetoriais para pessoas com deficiência em nosso município”, defende Paulo Meyer.
Espaço
“O nosso intuito é dar à população um espaço de acolhimento em nossa cidade. Inclusive, queremos que, além das pessoas com deficiência, este seja um local que receba mulheres, idosos, negros, jovens e todos aqueles que lutam pelos seus direitos”.
Geraldo Voluntário o vereador pelo Democratas em Rio Claro e que esteve no encontro