O ano de 2023 começou chuvoso seguindo a tendência de 2022. Choveu diariamente nos quatros primeiros dias de janeiro. Segundo dados do Ceapla, até as 7 horas de ontem (4) o município tinha registrado 12.6 mm de chuva. Já a estação meteorológica da Defesa Civil/Prefeitura de Rio Claro acusava 14 mm de chuva até as 17 horas desta quarta-feira (4). Historicamente, o mês mais chuvoso em Rio Claro é janeiro, com média de 220 mm.
E a previsão é que as chuvas continuem pelo menos até esta sexta-feira (6). Uma frente fria chegou ao estado de São Paulo trazendo área de instabilidade. Com isso, podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas a qualquer momento do dia, segundo informa o Ceapla.
Hoje, segundo o Climatempo, a probabilidade de chuva em Rio Claro é alta: 90% com volume previsto de 40mm. A temperatura deve variar entre 19°C (mínima) e 24°C (máxima), e a umidade relativa do ar entre 89% e 99%. Ontem a cidade teve temperatura mínima de 20,4ºC e máxima de 28,6 ºC, e umidade com índices de 68% e 97%, de acordo com medição do Ceapla.
Umidade do ar
A grande quantidade de chuvas faz bem para a agricultura e também para saúde humana. Isso porque aumento o índice de umidade relativa do ar melhorando a respiração. Conforme o Ceapla, na terça-feira (3), a umidade ficou entre 67% e 98%. Para hoje, a previsão é de índice entre 89% e 99%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos é acima de 60%. Por isso, quando o índice fica entre 20% e 30% caracteriza estado de atenção. Quando a umidade está entre 12% e 20% é considerado estado de alerta, e abaixo de 12% configura estado de emergência.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Internet