E. Cortez
IMSA: terceira etapa em Long Beach é neste
sábado; Felipe Nasr quer manter a liderança
O campeonato IMSA WeatherTech SportsCar retorna neste fim de semana com a corrida de rua mais icônica da América do Norte, o Acura Grand Prix de Long Beach, na Califórnia.
A lista de inscritos deste ano nas classes Grand Touring Prototype (GTP) e GT Daytona (GTD), conta com 11 fabricantes e 27 pilotos, entre eles os brasileiros Felipe Nasr (GTP) e Daniel Serra (GTD).
Na classe principal, Nasr atual campeão e invicto na temporada, com vitória nas duas primeiras etapas, vai dividir o Porsche Penske #7 com o britânico Nick Tandy, defendendo a liderança.
Já Daniel Serra estará ao lado do americano Manny Franco no Ferrari #34 da Conquest Racing.
A corrida começa às 18 horas deste sábado, e pode ser acompanhada pelo canal do YouTube ao vivo e na GPTV, o novo canal de TV do GRANDE PRÊMIO presente nas plataformas da TCL (canal 1011), LG (702), ClaroTV+ e SóPlay.

Estratégia é o nome do jogo, diz Nasr
Vários fatores contribuem para fazer de Long Beach uma das corridas mais estratégicas do calendário do IMSA. No circuito de 11 curvas e 3,1 km, as máquinas GTP lutam para atingir tempos médios de volta de 160 km/h, e as ultrapassagens na pista são um privilégio.
Há também o pit stop, que torna o abastecimento de combustível e a escolha dos pneus uma aposta arriscada, enquanto a troca de pilotos é feita.
“É uma dinâmica diferente de corrida”, diz Felipe Nasr, que, junto com Nick Tandy, busca a terceira vitória consecutiva no Porsche 963 nº 7 da Porsche Penske Motorsport. “É uma corrida com um único caminho a seguir em termos de estratégia. Você só tem um pit stop pela frente”, acrescenta.
Embora percorrer toda a distância com um único conjunto de pneus tenha sido a chave para a vitória ultimamente, não há garantias de que isso acontecerá este ano.
“Temos ideias”, continua Nasr, “mas tudo depende do nível da pista, do nível de aderência e da degradação. E das voltas de saída. Se é melhor manter o conjunto aquecido ou trocar. Ou em que ponto você está na corrida. Isso tem um peso enorme na decisão”, explica o brasileiro.

Fórmula 1 terá seis pilotos não titulares no
TL1 do GP do Bahrein nesta sexta-feira
O GP do Bahrein, palco da quarta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 neste final de semana, terá no primeiro treino livre em Sakhir, seis pilotos não titulares, entre reserva e novatos, nesta sexta-feira.
A começar pela Red Bull, Max Verstappen vai emprestar seu carro para Ayumu Iwasa, um dos pilotos que faz parte da Academia da equipe austríaca.
Também entre os novatos está Dino Beganovic, nome da Academia de Pilotos da Ferrari. O sueco viverá um momento especial pois será sua estreia em um final de semana de F1, assumindo o carro de Charles Leclerc.
Na Aston Martin, Felipe Drugovich vai fazer sua primeira aparição em um GP na temporada. O brasileiro, reserva da Aston Martin, vai assumir o carro de Fernando Alonso para a primeira sessão no Bahrein.
Enquanto isso, na Mercedes, Frederik Vesti também ira participar no TL1 em Sakhir. O campeão da Fórmula 2 em 2023 vai substituir George Russell na sessão que abre o final de semana.
Completando a lista aparecem Ryo Hirakawa, que vai fazer sua estreia oficial com a Haas pilotando o carro de Oliver Bearman, enquanto Luke Browning vai andar com a Williams de Carlos Sainz.
O primeiro treino livre do GP do Bahrein acontece nesta sexta-feira, 11 de abril, às 8h30 no horário de Brasília.
MotoGP realiza o GP do Catar; etapa em Lusail terá ainda Moto2 e Moto3
A MotoGP volta à ativa neste fim de semana com a quarta etapa da temporada 2025: o GP do Catar. Tradicional palco da abertura do campeonato, Lusail foi puxado mais para trás para respeitar o ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, e, assim, inicia a programação de abril.
Única prova noturna do calendário, o GP do Catar tem horários mais amenos para o publico brasileiro.
Nesta sexta-feira, as atividades de pista acontecem entre 8h (de Brasília) e 15h.
No sábado, os treinos livres começam às 7h30, com a classificação da MotoGP às 9h40 e a largada da sprint programada para 14h.
No domingo, a Moto3 larga às 11h, com a Moto2 iniciando a disputa às 12h15.
O GP do Catar de MotoGP começa às 14h.
No Brasil, a transmissão é da ESPN 4 e do serviço de streaming Disney +.
Jorge Martín liberado para etapa da MotoGP
O atual campeão da MotoGP vai voltar. O espanhol Jorge Martín recebeu nesta quinta-feira a liberação da equipe médica e está apto a participar do GP do Catar deste fim de semana, quando finalmente fará sua estreia como piloto da equipe oficial da Aprilia.
Martín sofreu uma série de acidentes e fraturas desde a pré-temporada na Malásia e, com isso, não chegou a andar mais do que meio-dia com a Aprilia RS-GP. Ele terá seu primeiro contato real com a moto nesta sexta-feira, no TL1 em Losail.
Tendo ficado de fora das três primeiras etapas, na Tailândia, na Argentina e em Austin, Martín se encontrará novamente com seu médico após o TL para ver como seu corpo se comportou no retorno.
O piloto agora se junta ao companheiro de equipe Marco Bezzecchi pela primeira vez, enquanto os dois tentam formar uma parceria de trabalho produtiva.
Sunset Race: NASCAR Brasil mais cedo em Londrina, aproveitando o pôr-do-sol
A NASCAR Brasil Series volta a acelerar neste fim de semana, com o Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina, no Paraná, recebendo a segunda etapa da temporada.
Diferentemente do ano passado, a prova troca o nome de Night Race por Sunset Race, passando a correr mais cedo, aproveitando o cenário do pôr-do-sol paranaense.
Na classe NASCAR Brasil, Vitor Genz lidera com 44 pontos, quatro a mais que Jorge Martelli. Antonio Junqueira vem em terceiro, com 22, seguido de Gabriel Casagrande, com 20 e Gui Backes, com a mesma pontuação, fechando o top 5.
Na Challenge, Martelli lidera com folga, tendo 50 pontos contra 36 de Backes. Junqueira tem 30, Felipe Tozzo, 26, e Tito Giaffone, 24.
Confira a programação:
Sábado
Classificação:14h15 (Canal Oficial da Categoria e ESPN)
Corrida 1: 17h30 (Canal Oficial
da Categoria e ESPN)
Domingo
Corrida 2: 13h20 (Canal Oficial da Categoria e ESPN)
Categoria corre mais cedo, aproveitando o cenário do pôr-do-sol paranaense (Divulgação)