Não deu para o Fluminense. E já era esperado. A disparidade técnica entre os grandes clubes do futebol europeu, verdadeiras seleções mundiais, em relação aos grandes clubes sulamericanos é abissal, devido naturalmente ao poder de investimento muito superiores dos clubes da Europa.
É o caso do Manchester City, o mais novo campeão do Mundial de Clubes da FIFA. A equipe albiceleste comandada pelo técnico Pep Guardiola derrotou o Fluminense na tarde desta sexta-feira (22), por 4×0, em jogo disputado no estádio Rei Abdullah, em Jeddah, Arábia Saudita, e levantou pela primeira o troféu de campeão do mundo.
Mal começou o jogo e logo a 1 minuto, o Manchester City já abriu o placar. Em saída de bola errada do Fluminense, o camisa 6 Aké dominou a bola na intermediária e bateu forte de pé esquerdo, a bola chocou-se contra a trave direita do goleiro Fábio, do tricolor e, no rebote Julian Alvarez, de peito, fez 1×0 para o Manchester.
A partir daí, o time inglês retraiu-se no seu campo defensivo, permitindo que o Fluminense tocasse a bola, mas, sem muita objetividade. Em nova investida, aos 27 minutos, o City ampliou o placar ainda na primeira etapa, em jogada infeliz do zagueiro Nino, do Fluminense, que botou a bola contra o seu próprio gol.
No segundo período, o Manchester City continuou controlando o jogo. Diniz tentou dar vida nova ao Fluminense tirando de campo os jogadores mais experientes, entre eles, Marcelo e Felipe Melo e mudando a formação tática da equipe, mas, sem resultado.
A partida seguiu sob o controle do Manchester City até que aos 27’ da segunda etapa, Julian Álvarez cruzou da esquerda para Phil Foden marcar o terceiro.
A 10 minutos do final, o atacante John Kennedy, que entrou no segundo tempo, arrancou com a bola dominada em direção à área adversária e bateu de pé esquerdo para defesa de Ederson. Foi o melhor momento do Fluminense no jogo.
E havia tempo para mais um. Tocando a bola, o City envolveu o Fluminense com facilidade e a bola chegou até Julian Álvarez, o nome do jogo, que limpou a jogada dentro da área e bateu de pé esquerdo sem chance para Fábio. Final de jogo: Manchester City, campeão mundial de clubes 4 x Fluminense 0.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Giuseppe Cacace