As mulheres formam a maioria do eleitorado local que vai às urnas neste domingo, dia 2 de outubro, para eleger presidente e vice-presidente da República, governadores estaduais, senadores, deputados federais e estaduais. Conforme o Cartório Eleitoral de Rio Claro, dos 156.393 eleitores aptos a votar neste pleito, 53% são mulheres e 43% são homens.
O total de eleitores rio-clarenses este ano é 5,60% maior do que o registrado nas eleições de 2018, quando 148.111 cidadãos estavam aptos a exercer seu direito de voto.
Esses números mostram que Rio Claro acompanha as estatísticas do eleitorado nacional. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 154,4 milhões de cidadãos aptos ao voto este ano, 83,3 milhões são mulheres e 74 milhões são homens, em números arredondados. Elas representam 52,65% do eleitorado, enquanto os homens, 47,33%.
O novo modelo de urna eletrônica homologado pelo TSE estará presente nas sessões de Rio Claro, juntamente com as unidades convencionais. O Cartório Eleitoral não especificou quantas do novo modelo estarão em funcionamento.
A votação ocorrerá em um total de 444 sessões eleitorais, distribuídas nas duas zonas do município, que, a exemplo do restante do país, contará com reforço na segurança pública, para assegurar a ordem e a tranquilidade ao processo eleitoral.
Segundo Guilherme Taufic, chefe do Cartório da 110ª Zona Eleitoral, haverá pelo menos um policial militar por local de votação, além do reforço com rondas das viaturas.
Celular proibido na cabine
Uma das novidades deste ano, também relacionadas à segurança e proteção do sigilo do voto é a proibição do uso de telefones celulares na cabine de votação. Assim como estão proibidos os radiocomunicadores, câmeras fotográficas ou filmadoras, e qualquer outro tipo de equipamento que possa colocar em risco o sigilo do voto.
O eleitor pode comparecer à sessão portando o celular, mas terá que deixa-lo desligado com os mesários, que devolverão o equipamento após o eleitor ter feito sua escolha na urna, que é protegida pela cabine padronizada pelo TSE.
Horário de votação
O TSE estabeleceu que a votação acontecerá entre as 8h e as 17h, pelo horário de Brasília. As seções eleitorais que tiverem eleitores na fila na hora do encerramento continuarão abertas para que todos possam votar, mas novos eleitores não serão admitidos. Com essa medida, o período de votação será coincidente em todo o país.
Isso permitirá ao TSE divulgar o resultado das eleições a partir das 17h, pelo horário de Brasília. Nas eleições passadas, quando não havia a padronização pelo fuso da capital, o tribunal precisava esperar o fechamento das urnas da Região Norte antes de dar os números. Isso era feito para que todos os eleitores pudessem votar sem a influência de dados parciais.
Por Ramon Rossi / Foto: Divulgação