O casal Daniela Esteves Pereira da Silva e Nilson Pereira da Silva se viu desamparado quando o supermercado em que trabalhava fechou as portas. Nilson, que estava no estabelecimento há 17 anos atuando como açougueiro e Daniela, que trabalhava na padaria, tiveram que procurar uma forma para manter as contas da casa.
A solução encontrada foi apostar no que sabiam melhor: trabalhar com alimentação. A ideia inicial foi produzir pães especiais. Nilson conta que pegou uma receita de sua mãe e incrementou fazendo um pão recheado, que logo se tornou sucesso na família. Bastante conhecido na cidade devido ao longevo trabalho que desempenhou no supermercado, Nilson passou a vender os pães de porta em porta, sempre com a ajuda da esposa Daniela.
Com o tempo, iniciaram as vendas da Feira do Produtor Rural, que acontece em Rio Claro às terças e sextas-feiras, no Espaço Livre da Vila Martins. “Por indicação de uma amiga, soubemos do trabalho do Consulado da Mulher e fomos atrás para saber como funcionava e nos candidatamos no processo seletivo”, revelou Daniela em entrevista ao Diário do Rio Claro.
Com o suporte do Consulado, o casal recebeu orientações para profissionalizar o negócio, passando por cursos de marketing, manuseio de alimentos, precificação e muitos outros. O acompanhamento, que tem duração de dois anos, tem como objetivo assessorar mulheres que querem empreender com o objetivo de geração de renda. Daniela e Nilson estão há um ano no projeto e contam que muita coisa mudou desde então.
“Fazemos os pães há quatro anos, mas com a ajuda do Consulado aprendemos a padronizar os processos, como fazer uma ficha técnica de cada produto, elaborar um fluxo de caixa e avaliar o lucro de cada item”, explica Nilson. Segundo Daniela, as noções de precificação foram as que mais impactaram no negócio. “Percebemos que alguns produtos davam mais lucro do que outros e pudemos acrescentar coisas novas e tirar outras que não davam tanto retorno; hoje, fazemos tortas e pães recheados com cerca de 16 sabores diferentes”, conta Daniela.
A empreendedora ressalta ainda a importância de todo o acompanhamento. “Fazemos um planejamento e um plano de ação, o Consulado visita a nossa casa e nos cobra para que a gente consiga seguir o plano, isso é muito interessante, porque temos uma cobrança que nos estimula a crescer”, avalia.
ACOMPANHAMENTO
Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher, explica que o projeto para assessorar mulheres teve início em Rio Claro e, por ano, cerca de 50 mulheres são atendidas no município. Em entrevista ao Diário, ela explica que o Consulado faz um acompanhamento em um processo aprofundado, identificando as necessidades para o negócio crescer e deslanchar.
Até hoje, o Consulado já beneficiou de forma direta mais de 35 mil pessoas espalhadas em 23 estados e 165 cidades diferentes, em mais de 551 projetos. Somente em Rio Claro e região, 14 mil mulheres foram beneficiadas, além de 2,6 pessoas (para cada uma mulher assessorada) de forma indireta. O Consulado ainda contribui para um aumento de mais de 60% na renda média das assessoradas.
Em uma iniciativa para dar mais visibilidade às assessoradas e seus negócios, neste ano, o Consulado da Mulher firmou parceria com o restaurante Chácara Penteado, de Rio Claro, para que o estabelecimento gerisse a lanchonete que funciona dentro da unidade fabril da Whirlpool na cidade. Sendo assim, desde setembro os colaboradores da Companhia encontram doces, salgados e outros produtos das assessoradas no local, podendo conhecer e até divulgar o trabalho das mulheres.
Como funciona o Consulado
Para participar do Consulado da Mulher as interessadas devem se inscrever em um Processo Seletivo – disponível anualmente no site (consuladodamulher.org.br). Aquelas que tiverem mais enquadramento com o programa são selecionadas para receberem dois anos de assessoria.
Os critérios para participar são: ter mais de 18 anos, produzir alimentos para vender (ou já ter vendido seus próprios produtos em algum momento) e residir nas cidades de Joinville (SC), Manaus (AM), Rio Claro (SP) e Limeira (SP).
São realizados treinamentos de capacitação, além de acompanhamento pessoal, em temas como: gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização, sustentabilidade e gênero. Tudo para que as mulheres aprendam a conduzir seus negócios, buscar novas demandas e atingir melhorias em processos e produtos. Algumas assessoradas também podem ser contempladas com eletrodomésticos da marca Consul – desde que seus empreendimentos apresentem necessidades e/ou demonstrem indicadores positivos de desenvolvimento.
Resultados Positivos
Com fábrica em Rio Claro há quase 30 anos, a Whirlpool – dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – tem como premissa a responsabilidade social, além da sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente nas comunidades onde atua. Como parte desse grande objetivo, nasceu em 2002, na mesma cidade, o Instituto Consulado da Mulher.
O Consulado, ação social da marca Consul, tem como propósito trabalhar na transformação social, por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino. Sendo assim, ele estimula, auxilia, empodera e promove transformações em pequenos negócios de mulheres, de todo o Brasil, por meio de assessoria e capacitação profissional durante dois anos.
Graças aos resultados positivos, em 2019 o Consulado foi selecionado para apresentar a sua metodologia na maior conferência de temas de gênero, a Women Deliver, em Vancouver, no Canadá, e também na maior conferência sobre inovação do Brasil, organizada pela ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).