Reunir as grandes instrumentistas mulheres em uma banda para tocar rock é a proposta da banda Bárbaras, idealizada pelo produtor musical Valmir Zuzzi, da gravadora Rock Company. Nesse ‘dream team’ das mulheres do rock estão: Neila Abrahão [guitarra], July Lee [bateria], Luciana Lys [vocal] e as musicistas de RC, Thais Pancheri [baixo] e Adelita Xavier [teclado].
A estreia das meninas no palco já tem data marcada e acontece no próximo dia 15 de março, a partir das 17 horas, em um dos templos sagradas da música no Brasil: o Bourbon Street, na capital paulista. Para Thais, a expectativa para a estreia é enorme. “A estreia da banda será no evento Ladies Rock Wheels, que conta também com a vinda de grupos de mulheres motociclistas. O palco é sagrado, na ‘New Orleans de SP’, casa por onde já passaram – e passam – grandes nomes da música, como BB King, Ray Charles, Nina Simone, entre outros”, declara. Segundo Adelita, a expectativa é a maior possível, sobretudo por dividir o palco com musicistas de peso.
“Estrear numa casa lendária como o Bourbon é uma responsabilidade muito grande, mas que agarramos com toda a força, é a cena feminina conquistando seu espaço em um cenário que poucas mulheres se aproximam”, disse a tecladista, em entrevista ao Diário do Rio Claro. O produtor Valmir Zuzzi explica que a ideia foi juntar grandes nomes de mulheres que já atuam em bandas nacionais e têm um histórico relevante para música e, assim, divulgar o rock e o trabalho das musicistas. No repertório da Bárbaras estão músicas clássicas do rock, hard rock e metal mundial.
A BANDA
Os ensaios começaram no ano passado e as meninas se preparam para a estreia, que acontece no dia 15. Dentre as integrantes vale destacar que a guitarrista, Neila Abrahão, foi a primeira mulher a dar aulas no conceituado Conservatório Musical Souza Lima – onde trabalha até hoje –, além de ser jurada no reality show Canta Comigo, na Rede Record, e do Canta Comigo Colômbia, na TV Caracol. A paraense Luciana Lys é vocalista na banda francesa Constellia e na Nightcrawler. Ainda, faz parte do time a baterista July Lee, que tem uma longa trajetória na música sendo endorser da marca Pearl e tendo excursionado com Robertinho do Recife.
DE RIO CLARO PARA O MUNDO
Adelita e Thais têm uma história em comum, ambas dividem o tempo entre a música e os ofícios da maternidade. Mas, além disso, ambas se conheceram na Orquestra Sinfônica de Rio Claro e dividem a paixão pelo rock‘n roll e a música clássica.
DEL XAVIER
Adelita Xavier dos Santos Silva é musicista brasileira, nascida em Pirajuí, mas residente em Rio Claro há nove anos. Começou a tocar piano aos sete e, ainda muito jovem, teve a oportunidade de acompanhar um grande precursor da bossa nova no Brasil, Tito Madi. Atualmente, trabalha em cerimoniais de casamento como musicista freelancer e atua também no projeto Miss Understood (Tributo Feminino ao Bon Jovi).
THAIS PANCHERI
Natural de Rio Claro, Thaís Mariana Pancheri iniciou seu estudos em contrabaixo elétrico de maneira autodidata ainda na adolescência. Passou por algumas formações, até se encontrar com o stoner-rock de sua banda ‘Funeral Sex’, na qual exerce a função musical de contrabaixista. Ao longo dos últimos anos, tem dedicado seus estudos musicais também ao contrabaixo acústico, tendo como foco a performance em orquestra.
Fotos: Divulgação