Neste sábado (25), às 9 horas, acontece a assinatura do decreto que destina área do município para a construção de um hospital público regional, que deverá atender mais de 260 mil pessoas na região.
Ao Diário do Rio Claro, o presidente da Associação Movimento Pró-Hospital Público Regional, César Borgi, informou que se trata de uma cessão de área destinada a construção de um hospital por três anos, renovados por mais dois anos, através de um decreto que será assinado pelo prefeito Municipal neste sábado (25).
Para Borgi, este é apenas o primeiro passo, mas a expectativa é de avançar. “O Movimento Pró-Hospital Público tem o levantamento dos números sobre a defasagem de leitos e as necessidades que afligem o setor de saúde. Com isso vamos fazer o projeto físico para a terreno que o executivo vai destinar, são mais de 8 mil metros quadrados de área. Com o projeto em mãos, nós, em conjunto, com o poder público e cidadãos de qualquer crença ou representantes de entidades, estaremos em busca de recursos, junto aos órgãos estaduais e federal. Haja visto que na nossa opinião a Santa Casa já está com sua capacidade estrutural no limite e sem ampliação no número de leitos”, apontou.
Borgi lembra ainda que, depois da cessão do terreno, há a necessidade de buscar apoio nos municípios do entorno que utilizam o SUS em suas especialidades em Rio Claro. “Falamos em mais de 260 mil habitantes e o número de leitos abaixo do necessário. Acredito que a contribuição da população possa ser mais direta se cada cidadão primeiro entender o SUS e participar do Conselho Gestor de cada unidade de Saúde e até mesmo participar do Conselho Municipal de Saúde. E em uma de nossas reuniões do Movimento Pró Hospital Público compreender a nossa caminhada que vem desde 2013”, declara.
ENDEREÇO
O terreno doado fica na Avenida 1 com Rua 1, no bairro Mãe Preta. Segundo o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o terreno dá um endereço para o hospital. “Estamos dando um endereço para o hospital público regional, o que representa um avanço importante para concretização desse sonho coletivo que começou em 2013”.
“Agora vem a parte política. Precisamos do apoio dos governos estadual e federal, dos municípios da região e também da sociedade para realizar esse sonho de ter um hospital regional para ampliar o atendimento público de saúde para toda a região”, frisa o prefeito.
MOVIMENTO
A Associação Movimento Pró-Hospital Público Regional é uma entidade sem fins lucrativos. A discussão sobre a necessidade de um hospital regional teve início em 2013, quando um grupo conseguiu coletar 21 mil assinaturas de apoio. O abaixo-assinado com o pedido de intenção de construção do prédio foi protocolado no Ministério da Saúde, em Brasília.
Foto: Diário do Rio Claro/Arquivo