Na vida encontramos pessoas que dizem que estão exaustas no término do dia. Não veem a hora de chegar em casa, tomar um banho, jantar, ver o Jornal Nacional e um tempo para responder as mensagens no Wattsap. E termina a noite do jeito que começou.
Você já sentui-se apagado, confuso e apático em relação ao que você está fazendo? Vai levando com a barriga até o final do expediente de trabalho. Não muda nada do que está fazendo e, na maioria das vezes, não percebe que finalizou algo.
Tudo na vida necessita de ação. Não me refiro a uma ação sem sentido, sem propósito, daquelas que não dão em nada. Tem gente que faz inúmeras coisas e não chega a lugar algum, estão sempre de lá para cá e não realizam nada. Pensam que estão em ação, mas, na maioria das vezes, estão apenas fazendo movimentos, repetindo gestos mecânicos sem nenhuma criatividade no que realizam.
Recordo de um filme onde o personagem chamado Falco, interpretado por Keaner Reevers, é afastado do time de futebol americano e, no desenrolar da partida, o jogador que o substituiu afunda o time. Na saída do intervalo do jogo, o repórter interpela o técnico, perguntando o que está havendo com o time e a resposta foi: “Está faltando coração. Milhas e milhas de coração!”, se referindo à falta do jogador que foi dispensado.
Muita gente realiza coisas sem alma, sem coração e esperam os resultados positivos em suas vidas. Os dias passam, a semana passa, o mês se finda, o ano muda no calendário e percebem que não saíram do lugar, não chegaram a lugar nenhum e que produziram nada de concreto.
Neste tipo de abordagem, muita gente fica pensando como seria bom se o dia tivesse mais de vinte e quatro horas para que pudesse produzir mais. Grande besteira! Mesmo se tivesse o dobro das horas, nem aí seria suficiente para realizar seu planejamento. Porque até agora estamos falando de movimento, não de ação. Movimento é tudo aquilo que você faz durante a sua vida, que não o levou a lugar algum, tudo aquilo que ocupa o seu tempo, despende sua energia e que, objetivamente, não traz resultado.
Diferentemente da ação, movimentos são ilusões que assumem nossa agenda com o objetivo puro e simples de nos fazer desperdiçar nosso valioso tempo e nossa vida. A ação é muito importante em nossa vida e o movimento pode apenas dar inicio a algo que você está desinteressado e que fica difícil de alcançar, porque nem mesmo você sabe ao certo o que está fazendo e buscando. Seja diferente da massa, crie ação determinado a alcançar aquilo que deseja muito almejar. Pense nisso!
Por José Roberto Teixeira Leite