Terá início nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, a Mostra Teatral 2024 que segue até 15 de outubro com diversas atividades gratuitas. O evento tem a finalidade de apresentar vários grupos e companhias de teatro de Rio Claro com os seus mais variados estilos.
Dramas, romances, comédias e peças infantis irão atender diversos tipos de público, garantindo entretenimento para toda a família. As apresentações serão realizadas no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, nº 2.880, Vila Operária) e na Toca (Rua 1, nº 2.037, av. 18 e 20, Centro).

O ator, diretor e professor de teatro, Luna Júnior, coordenador da mostra, ressalta que o evento oferece aos atores e companhias teatrais a oportunidade de ‘verem e serem vistos’. “A Mostra Teatral é uma vitrine para os artistas de teatro de Rio Claro, na qual são apresentados vários estilos de peças teatrais”, afirma Luna Júnior.
Atores e grupos de teatro destacam a importância da mostra para exposição dos trabalhos. “A importância da mostra teatral é nos dar uma oportunidade de expressar a arte na qual trabalhamos o ano inteiro”, comenta a atriz Márcia Marcinha que se apresentará no sábado (12), às 17h30 no Centro Cultural, com a peça “Nem Sempre Foi Assim, produzida por ela.

“Para mim, a Mostra Teatral será um momento de prestigiar os artistas locais e suas produções”, destaca a atriz Fernanda Fernandes, que participará da mostra com o espetáculo “A Mulher que Não Amou”, de direção própria, e também “Jornal das Crianças”. A apresentação será no sábado (12), às 19 horas, no Centro Cultural.
A democratização do acesso à arte ao público também foi observada pelos participantes. “A Mostra Teatral 2024 representa uma oportunidade única de democratizar o acesso à cultura, proporcionando experiências artísticas transformadoras para públicos que, muitas vezes, têm pouco ou nenhum contato com o teatro”, observa a Cia. Dionisíaco.

Enquanto para Jefferson Lopes, diretor Cia. Teatral Poética do Invisível, “o teatro é um alicerce de evolução cultural para qualquer sociedade na história”. A companhia apresentará ao público “Dorotéia” – Ensaio Aberto e Palestra sobre Nelson Rodrigues”, na segunda-feira (14), às 20 horas, na Toca.
Programação de hoje
O evento começa nesta sexta-feira (10) com apresentação da peça “Um Conto de Mulher”, às 15 horas no Centro Cultural. O espetáculo é uma criação coletiva da Cia. Tempero D’Alma com direção de Luana Menezes, e classificação de 12 anos.
Das 17 às 19 horas, também no Centro Cultural, o público poderá conferir o teatro de bonecas “Amália” dirigido por Daiane Baumgartner, com classificação livre. A partir das 19h30 entra em cena “Quarto de Despejo: Monólogo” dirigido por Marcos Calegari e Marlene Vitor. O espetáculo tem duração de 20 minutos e classificação livre.
O espetáculo “Flores de Aço”, da Cia. Dionisíaco, será encenado a partir das 20 horas. Izolda de Paula e Felipe Toledo dirigem a peça de 60 minutos e classificação indicativa de 16 anos.

Por Redação DRC / Foto: Divulgação