O setor de saúde da cidade de Cordeirópolis confirmou a morte de um jovem de 23 anos causada por febre maculosa. O óbito ocorreu no dia 29 de maio e o Instituto Adolfo Lutz confirmou 15 dias após o ocorrido, como informou o órgão municipal. A vítima residia na região central e apresentou de início sintomas parecidos com virose, o que dificultou o diagnóstico.
A Secretaria de Saúde informou ainda que até o momento não tem confirmação do local onde o jovem contraiu a doença e orienta a população a evitar lugares considerados de risco, que são os lagos, rios, represas. No entanto, se o cidadão for é importante ficar atento com picadas e usar roupas adequadas para este tipo de local, como calça, bota e blusa manga longa.
Outro alerta fica para os sintomas da febre maculosa que são: dor de cabeça, na região dos olhos, no corpo, febre, dores abdominais e as manchas avermelhadas pelo corpo.
Segundo a Secretaria de Saúde o município conta com três casos suspeitos, porém ainda estão em análise. Os pacientes recebem tratamento estão sob cuidados do setor de saúde. A secretaria deve colocar avisos no locais contam com carrapatos.
FEBRE MACULOSA
A doença é transmitida pelo carrapato estrela ou micuim. Pode ser encontrado em animais de grade porte como cavalos e bois, ou até mesmo em cães, aves domésticas, roedores e em capivaras. É mais comum na zona rural, principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A doença tem cura, porém precisa ser diagnosticada precocemente e tratada com antibióticos nos dois ou três primeiros dias. O tratamento deve durar por quase 15 dias.