Faleceu nesta terça-feira (16), aos 91 anos, o Sr. Aristóteles Costa. Sempre muito ativo nos movimentos da Igreja Católica, como Vereador e Secretário de Administração da Prefeitura Municipal, Aristóteles Costa é um exemplo que permanece.
Até seus últimos dias, muito lúcido e esperançoso, agia pela paz entre os homens e pela democracia plena. Manteve-se muito ativo até seus últimos dias, com a sabedoria de seus 91 anos, sempre com presença marcante e espírito crítico e cidadão.
A família Riani Costa, enlutada, agradece todas as manifestações e sente-se em profunda gratidão por ter tido o privilégio da convivência com o pai, avô, bisavô, sogro Aristóteles Costa. Que Deus o receba com plenas graças.
HISTÓRIA
Em 2010, Aristóteles recebeu o Título de Cidadão Rio-Clarense, conforme decreto legislativo de iniciativa do vereador Sérgio Desiderá (PT), aprovado pelos demais vereadores. Contador, bacharel em Direito e pai de 13 filhos com sua esposa Clotilde Amélia Riani, Aristóteles sempre participou muito ativamente da vida da cidade. Ex-vereador de 1993 a 1996 e ex-secretário municipal de Administração de 1997 a 2004, Aristóteles nasceu na cidade de São Paulo em 1929, veio morar em Rio Claro em 1932.
Em julho de 1932, em meio aos combates da Revolução Constitucionalista na capital paulista, o casal Floriano e Balbina muda-se para Rio Claro, em busca de um lugar seguro para criar os filhos, ainda pequenos, junto a suas famílias de origem. Passam a morar no sítio da família de seu pai, Floriano, na região que era atendida pela Estrada dos Costas, hoje Avenida dos Costas – importante via de ligação na cidade de Rio Claro.
Aristóteles chegou a apresentar o programa “Meditação Cristã na Hora da Ave Maria”, na Rádio Claretiana FM de Rio Claro, programa que comandou por mais de 20 anos na Rádio Cultura (AM) de Rio Claro. Aristóteles foi um dos pioneiros em Rio Claro, ao abrir a primeira livraria religiosa da cidade, em 1986 (Livraria Aleluia). Ainda na infância ajudava ativamente no sustento da família sem deixar os estudos do colégio, ginásio e, posteriormente, técnico em Contabilidade na escola Bilac, em Rio Claro. Aos 14 anos passou a atuar em escritórios de contabilidade na cidade. Nesta época, sua família já morava na Avenida 15, entre ruas 14 e 15. Sócio e membro, alguns desde a fundação, de diversos clubes e associações da cidade, Aristóteles também foi membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. Mesmo quando a família morou em outras cidades por conta de seu trabalho, Aristóteles fazia questão de que seus filhos nascessem em Rio Claro, onde todos eles foram criados.
Foto: Divulgação