O futebol brasileiro perdeu na última segunda-feira (18) um dos expoentes da década de 1970. Aos 76 anos de idade, vítima de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ocorrido há 4 anos, faleceu o ex-zagueiro Marinho Perez, capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974.
Revelado pela Portuguesa de Desportos, onde destacou-se, Marinho Perez, um zagueiro que aliava como poucos virilidade e técnica apurada, jogou ainda no Santos FC, ao lado de Pelé, e também na Sociedade Esportiva Palmeiras.
Porém, foi no histórico time do Internacional de Porto Alegre, campeão brasileiro de 1976, que formou dupla de zaga com o lendário chileno Elias Figueiroa, naquele time do Colorado gaúcho, treinado por Rubens Minelli e que tinha como titular da camisa 5, nada menos que Paulo Roberto Falcão.
Ainda na década de 1970, Marinho Perez foi ganhar dinheiro e fazer fama no Barcelona da Espanha, onde até hoje é reverenciado pelos torcedores. Como técnico, trabalhou durante muitos anos e com destaque em Portugal.
Fãs, amigos e ex-companheiros de clubes, onde atuou, lamentaram a morte de Marinho Perez e se manifestaram nas redes sociais sobre o ocorrido.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução