Morreu aos 89 anos de idade, em Toulouse, França, Just Fontaine, o recordista de gols em uma única edição de Copa do Mundo. Em 1958, na Copa disputada na Suécia, e vencida pelo Brasil, Fontaine fez 13 gols defendendo a seleção francesa, feito inalcançável até hoje. Naquele mundial, a França foi eliminada pelo Brasil na semifinal. Just Fontaine tinha 25 anos quando disputou aquela competição.
Como jogador de clube, Just Fontaine conquistou quatro títulos do campeonato francês, sendo dois pelo Nice e um pelo Reims. E chegou a disputar uma final da Taça dos Campeões Europeus, atual Champions League. Na oportunidade, sua equipe foi derrotada pelo Real Madrid.
Nascido em Marrakech, Marrocos, Fontaine tinha como principais características a velocidade, dribles curtos e chutes certeiros e, embora não fosse alto, tinha media 1,74 m de altura, era um ótimo cabeceador.
Após abandonar precocemente os gramados, em 1962, devido a uma fratura na perna, Fontaine tornou-se treinador e chegou a dirigir a seleção da França no ano de 1967 por um breve período.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução