O aposentado Silvio Dagnone mora há 20 anos no Jardim Mirassol e não é de hoje que reivindica e cobra providências para região, principalmente para o trânsito que ele define como ‘uma pista de Interlagos’. “Aqui os carros passam todos em alta velocidade e é o dia inteiro”, relata.
O trecho é o da Rua 23, altura da avenidas 1 e 4. Existe também uma bifurcação, onde o motorista continua seguindo pela Rua 23 ou segue pela Rua 22 que tem início em uma praça. E é aí que mora o perigo. “Além da alta velocidade, motoristas não dão setas e fica perigoso”, diz.
A professora Mariana Barros Moraes também relata o medo. “Evitamos até vir na pracinha com as crianças, porque realmente é inseguro, a todo instante carros, motos e até caminhões passam voando por aqui”, afirma. “Dá medo sim, e se um motorista perde o controle, atropela as pessoas”, completa Silvio.
Acidentes com pessoas não foram registrados, mas com animais já tiveram muitas perdas. “Neste ano mesmo, abrimos o portão e meu cachorro acabou saindo. Um motorista estava em alta velocidade e atropelou, o pior que nem parou, ainda bem conseguimos socorrê-lo”, relata Mariana.
No período em que a equipe do Diário permaneceu no local, foi possível verificar a alta velocidade dos veículos. Os moradores cobram mais atenção e placas de velocidade que não existem no trecho. “Primeiro devem colocar as placas que indicam a velocidade permitida e depois radar, pode ter certeza que a prefeitura ia lucrar muito com as multas”, afirma Silvio.
Eles questionam ainda os motivos pelo qual não teve alteração de mão na via, já que, na mesma rua, mas do lado oposto, no bairro Jardim São Paulo 2 a Rua 23 passou a ter mão única. “Eu queria entender qual a diferença, aqui tem movimento o dia inteiro”, cobra Silvio.
Entre as demandas solicitadas estão ainda melhora na iluminação e limpeza de mato em uma área de proteção ambiental.
PREFEITURA
O Diário solicitou parecer da prefeitura e recebeu a seguinte resposta: “O Departamento de Mobilidade Urbana observa que o limite de velocidade nas vias públicas de Rio Claro segue o que é estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Acrescenta ainda que o trecho possui baixo índice de acidentes.
Vale destacar a importância dos motoristas respeitarem as leis de trânsito para que acidentes sejam evitados. Quanto à iluminação, desde o ano passado a prefeitura vem realizando uma série de melhorias para ampliar a iluminação pública em vários pontos da cidade.
Além de primar por realizar de maneira rápida o atendimento das solicitações para substituição de lâmpadas e outros reparos na iluminação pública, o município também realiza estudo para implantação de amplo projeto do sistema de energia do município.