Um morador reclamou ao Diário, ontem (30), pela manhã, que o asfalto da Av. Visconde do Rio Claro, próximo a Rua 8, no Jardim Inocoop, se encontra em péssimas condições. O caso é que, segundo o morador, a situação já tem pelo menos 2 anos e “ninguém toma providências”. Pelas fotos, é possível ver a situação perigosa do trecho da avenida, além dos buracos aparentes no local.
A AVENIDA
Uma das mais importantes vias de trânsito da cidade, a Av. Visconde de Rio Claro corta quase todo o município, sendo uma das mais movimentadas do solo rio-clarense. Entre tantos outros atributos como, por exemplo, ser a principal via rápida, a Avenida Visconde, como é popularmente conhecida, também tem um histórico que envolve enchentes e alagamentos.
Segundo uma pesquisa no Arquivo da Assessoria de Imprensa (https://imprensa.rioclaro.sp.gov.br/), em publicação de 12 de março de 2021, só neste ano, a Prefeitura já realizou uma busca de alternativas para combater enchentes e alagamentos que ocorrem, constantemente, na avenida, o que corrobora com o fato mencionado de que estes problemas são recorrentes.
Entre outras obras, há menção noticiosa de pavimentação, reestruturação de sinais e iluminação, o que faz da Av. Visconde uma importante agenda para a gestão pública de Rio Claro, visto a acessibilidade para o trânsito rio-clarense.
O ASFALTO
“Tem uma rua que é muito utilizada aqui e está cheia de buracos. Gostaríamos de estar chamando atenção dos responsáveis para que possam vir aqui arrumar. Já faz uns 2 anos ou mais que ninguém toma providências”, exclama o morador do Jardim Inocoop, bairro onde reside há pelo menos 30 anos.
O trecho em questão trata-se da Avenida Visconde do Rio Claro, passando pela Rua 8, no Jd. Inocoop. Segundo o morador, a via começou a ser mais transitada devido a necessidade dos motoristas de desviar dos trechos de obras próximos ao local. “Esse tipo de situação vêm dificultando o trânsito e com isso, somo obrigados a utilizar este caminho de muitos buracos.”
PREFEITURA
O Diário acionou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal e em resposta, a administração respondeu: “O trabalho de reparo asfáltico naquele trecho está na relação de serviços da Secretaria Municipal de Obras, que desde o início deste ano, quando começou a atual gestão, tem feito intenso trabalho de recuperação das vias, inclusive várias que estavam há anos precisando de intervenção. As prioridades são os locais com grande fluxo de trânsito”. Munícipes podem protocolar solicitações para reparos asfálticos no Atende Fácil, localizado na Rua 3 entre Avenidas 3 e 5, no Centro, próximo à entrada pela Avenida 3. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.
A Secretaria Municipal de Obras também tem feito recapeamentos; reformas e construções de canaletas de concreto para escoamento de água e segue executando, de forma pioneira e com metodologia própria, serviços de diminuição da profundidade de valetas em vários cruzamentos de vias públicas do município.
Na última semana, finalizou a ampliação da rotatória próxima ao terminal rodoviário, na Avenida Tancredo Neves, local de intenso tráfego, com mais de 10 mil veículos que passam nesta via diariamente. Melhorias em vias não pavimentadas também estão sendo feitas em todo o município, bem como reparos e reformas em pontes de madeira da cidade.
Por Samuel Chagas / Foto: Divulgação