O Diário do Rio Claro foi procurado por moradores do bairro Bela Vista que relatam a insegurança na região, incluindo bairros como Vila Indaiá e Vila Alemã. Segundo eles, já foram diversas situações.
Uma estudante, por exemplo, relata que teve a casa invadida por duas vezes. “A varanda é fechada, estava com cadeado, mas estouraram e levaram a bicicleta que estava no local. Tem muito roubo de bike”, contou a jovem que, por medo, prefere não ser identificada.
Ela conta que em uma segunda vez tentaram entrar na casa. Uma moradora ouviu barulho e, quando viram, tinham quebrado o cadeado. E, pela terceira vez, a moradia foi alvo dos bandidos, que conseguiram entrar no local e fugir levando diversos pertences. “No final do ano, foi o que aconteceu de mais grave.
Entraram na casa, fizeram a maior bagunça e levaram objetos. Eu estava na minha cidade, fui avisada por uma vizinha e tive que voltar para resolver tudo e colocar a casa em ordem”, relatou a estudante, ressaltando ainda que no final do ano uma outra república foi invadida e os criminosos levaram tudo.
Nesta semana, no bairro Vila Alemã, uma estudante disse que tentaram entrar na casa, mas como ouviram barulho das pessoas no interior, acabaram fugindo. “Não tem segurança – deixando a residência sozinha ou estando na casa. Você pode ter grade, cerca elétrica, trava boa no portão, mas é complicado. Desde quando me mudei para estudar, em todos os bairros da região é sempre assim. Não podemos andar a pé sozinha durante o dia para ir para a faculdade, porque realmente tem problema e dá medo”, afirma a estudante.
Em contato com um outro morador do Bela Vista, nas proximidades do Horto, os relatos são inúmeros. “Temos vários registros. Os ladrões de moto desovam no Horto. É um lugar que tem pouco patrulhamento. Algumas ruas escuras e, pela quantidade de estudantes, chama a atenção. Os bandidos acabam sabendo quando estão viajando”, relatou.
Uma ação de bandidos em dezembro acabou frustrada após este mesmo morador perceber a atitude suspeita de um bando que estava pelo bairro. Após os indivíduos serem flagrados, dois foram presos e a moto recuperada e devolvida ao proprietário. “Eu estava na casa da minha mãe descarregando umas coisas do veículo e percebi a atitude de sujeitos que empurravam um moto. Fiquei observando e depois verifiquei que se tratavam de uns dez meliantes. Acionei a PM, que conseguiu prender dois e recuperar o produto. Na ocasião, a ronda foi intensificada”, contou.
O engenheiro mecânico relata ainda que são várias ocorrências e tem conhecimento que muitas foram registrados o boletim de ocorrência. “É roubo de moto, assalto de casa, roubo de bicicletas, inclusive, meu filho já teve a bicicleta roubada”, disse.
E ressalta a importância de ficar atento. “Não tem muito horário. É oportunidade que o bandido encontra, de dia ou à noite. Eu sempre morei aqui e não está seguro. Temos que ter cuidado, reforçar a segurança nas casas. Sempre que estou chegando fico de olho a qualquer situação estranha. Sempre vemos pessoas em atitudes suspeitas e ficamos inseguros”, finalizou.
OUTRAS OCORRÊNCIAS
Na noite de 10 de outubro de 2018, um homicídio foi registrado na Avenida 22, entre Ruas 11 e 12 do bairro. André Francisco Breda foi morto a tiros.
No dia 21 de novembro de 2018, um bandido foi morto durante um assalto na Avenida 16-A com Rua 12-B, no bairro Bela Vista. Um policial militar que estava próximo ao local à paisana percebeu a ação da dupla de criminosos e interviu.
Os funcionários de uma empresa de bebidas que faziam entrega em um estabelecimento comercial foram surpreendidos por dois indivíduos armados que chegaram de moto. “Eu estava em cima do caminhão passando a mercadoria para meu parceiro quando, de repente, ele foi abordado. O indivíduo apontou a arma e logo disse que queria o malote. Dissemos que estava dentro do caminhão, ele entrou e pegou”, relatou a vítima.
POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar informou que vem realizando o policiamento ostensivo/preventivo no município com base em análises sobre a incidência criminal, levando-se em conta o dia, hora, local de maior frequência do cometimento de crimes, sendo que o policiamento é direcionado para os locais que apresentam incidências criminais significativas e, além do policiamento ordinário, policiais militares da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar – DEJEM realizam o patrulhamento ostensivo naquela região.
Confirmou que a região citada apresenta registro de ocorrências de crime contra o patrimônio (furto/roubo), todavia, não se destaca quando comparada com a média de outros bairros.
Ressalta-se ainda a importância da participação dos cidadãos para adoção de condutas com o objetivo de contribuírem preventivamente evitando o envolvimento em situações indesejadas, tais como:
– Após o trabalho, escola ou festa, espere pela companhia de um amigo para saírem juntos. Evite passar por locais desertos e/ou pouco iluminados e procure não andar sozinho, especialmente à noite;
– Tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os infratores valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para praticarem seus delitos;
– Cuidado ao atender ou utilizar seu celular nas ruas. Evite a distração e mantenha todos seus objetos pessoais, como carteiras, pochetes, sacolas e bolsas, à frente de seu corpo;
– Mantenha o número do IMEI do seu celular anotado em um local seguro e, caso seu aparelho seja furtado ou roubado, registre o boletim de ocorrência e informe o número, assim você contribui para que essas ações sejam desmotivadas.
– Se você notar alguma pessoa em atitude suspeita, ligue para a Polícia Militar através do 190
– Em caso de furto ou roubo, comunique imediatamente a polícia e registre o boletim de ocorrência;
– Participação nos Programas de Vizinhança Solidária, que totalizam quatro naquele bairro, sendo que para mais informações os interessados podem entrar em contato com a 1ª Companhia da Polícia Militar através do telefone (19) 3524-7914.