Segundo moradores que procuraram o Diário do Rio Claro, o cronograma de coleta de lixo não beneficia o distrito de Itapé. “Nós não somos contemplados com a coleta como em outros distritos, onde ocorre normalmente nos dias determinados”, contou um dos moradores, completando como se viram. “Cada um se vira com o descarte, queima o que pode ser queimado e os recicláveis, no meu caso, recolho e entrego na cidade para reciclagem”, disse.
Há algum tempo, uma caçamba foi providenciada e deixada em um ponto do bairro para o descarte do lixo, porém, outro problema surgiu. “A dificuldade é que o lixo não é retirado, isso vai gerando bichos, como rato, e outros transtornos. Nunca existiu coleta, de um ano para cá, colocaram essa caçamba e o lixo fica exposto. Só passam quando começamos a reclamar dos bichos e mau cheiro”, relatou. Os populares enviaram foto do local, mostrando o acúmulo do lixo que, de acordo com eles, há mais de 20 dias não é coletado.
Outra reivindicação é quanto à manutenção de um espaço onde seria feita uma área de lazer. “O campo de futebol está abandonado, era para ter um parquinho, mas há muitos anos os brinquedos foram retirados e não devolvidos para o local. Era para ter playground, quadra de futebol e campo de bocha e malha, como foi previsto no passado”, disse uma moradora.
A última manutenção de limpeza foi feita por moradores, que roçaram a grama e providenciaram também a pintura do Centro Comunitário com recursos próprios.
PREFEITURA
Na área em questão já há um equipamento público, no caso, uma quadra. O local recebe manutenção regularmente e nova roçagem de mato está programada para assim que as equipes da prefeitura retornarem ao local. Vale lembrar que neste período de chuvas e maior exposição ao sol, o mato cresce mais rapidamente em todo o município.
A prefeitura também informa que Itapé conta com caçambas para o descarte de lixo. As caçambas são esvaziadas pela prefeitura toda a vez que ficam cheias. Portanto, os moradores de Itapé devem levar o lixo doméstico às caçambas para o material ser recolhido.
O bairro rural vem recebendo atenção da prefeitura. Exemplos recentes são os serviços de manutenção da estrada de Itapé e reforma da unidade de saúde do bairro. Itapé também recebeu serviços do gabinete odontológico móvel e sessões de cinema de rua.