O secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, confirmou por telefone na manhã dessa quarta-feira (17) que o governo estadual acatou pedido do município de Rio Claro para suspender por 90 dias a reintegração de posse em área da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
Desta forma, as seis famílias que residem em imóveis na floresta ganham um tempo maior para tentarem regularizar suas propriedades. Três das famílias estão em casas que tinham a reintegração de posse marcada para o próximo dia 26, conforme decisão da Justiça em processo movido pelo governo estadual.
“Quarenta e oito hora após nos receber, o secretário Vinholi nos informou que nosso pedido foi atendido. Ficamos satisfeitos com a atenção que o secretário, o vice-governador Rodrigo Garcia, e o governador João Doria nos deram em relação a este assunto”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), acrescentando que “estas famílias não são invasoras”.
A vereadora Carol Gomes (PSDB), que adiantou que a solicitação poderia ser aceita na noite dessa terça-feira (16) ao Centenário, comemorou a decisão. “Isso mostra nosso reconhecimento junto ao governo estadual e o rumo da gestão Doria.
Lutei desde o início pelas famílias da Floresta e agora teremos tempo para pensar em alternativas para que permanecem no local”, enfatiza ao lembrar que o município vai entrar com um pedido de regularização fundiária. “Para que as famílias tenham a concessão das casas. Isso já aconteceu em Bauru, em Bebedouro. Já aconteceu com o mesmo objetivo, horto, floresta”. adianta.
PEDIDO
Na segunda-feira (15), o prefeito e a vereadora Carol Gomes apresentaram a solicitação ao secretário Vinholi em reunião que também contou com a presença do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, do vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba e de uma moradora.
O secretário Ragghiante ressalta que o município continua à disposição e que uma reunião será marcada para discutir a possibilidade de medida judicial ser tomada pelos moradores com o apoio da prefeitura.