“Não estou conseguindo ficar em casa”.
Este é o desabafo de uma moradora do bairro Jardim Conduta que já encontrou em sua residência 15 escorpiões, sendo três somente nessa quarta-feira (10). “A região está infestada”, disse Yasmin Altarugio Borges Guedes.
A moradora relata que na madrugada de terça-feira (9) encontrou um nas costas do marido e os demais em vários outros cômodos da casa. “Não aguento mais, não sei o que fazer”, relatou.
Segundo ela, o problema tem se agravado por causa de um barracão abandonado e o terreno que não é limpo. O local fica na Rua P-5 do Jardim Conduta. “Estou indignada e desesperada, não consigo dormir na minha casa, o dono não faz nada, ninguém faz nada, só vem ver e nada. A Zoonoses veio uma vez, até passou veneno, mas parece que não adiantou”, observou preocupada Yasmin.
De acordo com populares, a situação tem preocupado a todos. “Está cheio aqui no Jardim Conduta, também já matei mais de 15”, declarou outro morador.
PREFEITURA
O Centenário contatou a prefeitura e expôs a situação pela qual os morados têm passado envolvendo os escorpiões. Através de nota enviada à reportagem, diz que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) salienta que não faz aplicação de veneno contra escorpiões. A ação do CZZ é no sentido de identificar as possíveis causas e orientar quanto às atitudes para eliminar ou minimizar o problema.
Com relação ao barracão, afirma que o CCZ e a Vigilância Sanitária já estiveram no local para verificar a situação e notificaram o proprietário para que tome as providências necessárias.
A nota diz ainda que, em 2018, o CCZ fez 161 visitas relacionadas a solicitações de moradores relatando aparecimento de escorpiões. Até agora, foram 55 visitas em 2019.
ORIENTAÇÕES
O conteúdo enviado ao Diário faz menção à principal orientação para se evitar o aparecimento de escorpiões, que é manter a as residências sem lixo e entulho.
“Lixo atrai baratas, que são alimentos para os escorpiões que, por sua vez, usam entulho como abrigo. Para evitar a entrada dos escorpiões nas residências, a recomendação é para que à noite sejam colocados nas portas panos molhados. Telas nas janelas e nos ralos externos também ajudam.
Os ralos internos devem ser fechados à noite. Todas as tomadas das casas devem possuir espelho para impedir que os escorpiões entrem pela fiação. Com relação a picadas de escorpião, a pessoa deve imediatamente procurar a UPA do Cervezão ou a UPA da Avenida 29”, orienta.
Os contatos com o CCZ para relatar casos com escorpiões devem ser feitos via Ouvidoria Municipal, pela linha 156, pelo telefone 3526-7105 ou pelo site www.rioclaro.sp.gov.br/ouvidoria.
O CCZ também ministra palestras sobre animais peçonhentos. Para agendar palestra, basta ligar diretamente para o CCZ pelo número 3533-7155. Em 2018, foram ministradas 107 palestras e, neste ano, 43.