Cansado de esperar por mudança, o motorista Luiz Carlos Silva resolveu se mobilizar e colocar a mão na massa para transformar uma área que fica no Jardim Mirassol. Segundo ele há alguns anos o que se via era apenas mato alto, sujeira e até bichos peçonhentos. O terreno fica na Rua 1 esquina com Avenida 26, bem próximo à sua residência. A imagem que ele via todo dia, se transformou em algo mais agradável.
A iniciativa dele foi remover toda terra acumulada e sujeira que estava no local, para isso contratou máquinas com o próprio recurso para limpeza.
Depois construiu um trecho de calçada, além de pintas as guias e sarjetas. “Estava tudo abandonado, cansei de pedir providencias, ninguém fez nada, ai comecei a cuidar”, conta Silva.
O espaço agora serve também para brincadeiras das crianças e para um bate papo entre os vizinhos. “Era um matagal, ele limpa o terreno e até varre as ruas. Aproveito e venho brincar com meu filho, porque agora não tem perigo de insetos”, relata a estoquista Jane Lima que estava no local com o filho de 3 anos.Silva diz que os serviços públicos como limpeza, poda de árvores e pintura de guias não chegam no local. “A gente só vê na parte debaixo do bairro, aqui na nossa região nada”, conta.
Parte do tempo é dedicado para a manutenção da área. “Quando não estou trabalhando, estou aqui limpando”, diz Silva com satisfação.
“Nem precisava, significa que ele não se importa apenas com ele e sim com os demais moradores”, frisa Jane.
REIVINDICAÇÕES
Os moradores questionam a sinalização do trecho, já que uma parte da Rua 26 recebeu alteração de trânsito, passando a ter apenas mão única. Já o trecho da Rua 26 até a Avenida 3 permanece mão dupla. “Aqui é muito perigoso, os carros correm muito, os caminhões também passam com tudo”, declara a estoquista Jane Lima.
Segundo Silva os próprios moradores solicitaram a colocação de radar na Rua, o que acontece com pouca frequência.
Outra solicitação é para o asfaltamento de apenas um trecho da última rua, a 27 que nunca recebeu pavimento.
Segundo a prefeitura, de maio de 2017 a maio de 2018, o Departamento de Mobilidade Urbana não registrou nenhum acidente no trecho da Avenida 1 com a Rua 26, no Jardim Mirassol. O equipamento de radar móvel foi deslocado para o ponto em algumas situações, mas com baixo índice de registro de infrações.
Em relação à alteração na mão de direção, a mudança está sendo estudada pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
Sobre o trecho da Avenida 27, é uma das chamadas pontas de rua do município, que são trechos deixados sem pavimentação ao longo dos anos, em bairros majoritariamente pavimentados. A prefeitura elaborou projeto para asfaltamento nas pontas de rua e pleiteia recursos para sua realização.