Na próxima quarta-feira (27), acontece a inauguração da unidade da Honda na vizinha cidade de Itirapina.
A montadora, que já está operando naquele município desde o dia 27 de fevereiro, conta com cerca de 400 funcionários e outros dois mil devem ser absorvidos nos próximos dois anos, segundo a assessoria da empresa.
Para o prefeito de Itirapina, José Maria Cândido, o Zé Maria (MDB), o início das operações foi uma verdadeira conquista e realização de seu mandato. Segundo ele, é um marco para toda a região, pois a partir de agora o município entra para o setor industrial automobilístico de alta tecnologia, o que influencia até mesmo as cidades vizinhas, com a instalação de empresas fornecedoras de componentes.
“Isso implica na mudança de comportamento da cidade, pois está promovendo o desenvolvimento em todos os setores, tanto assim que Itirapina, em 2030, poderá ter não menos que 25 mil habitantes”, enfatiza o prefeito ao afirmar que atualmente conta com 18 mil habitantes.
HONDA
Foram três anos de espera para que a empresa finalmente começasse a operar na cidade. Anteriormente, a diretoria da Honda afirmava que a desaceleração do mercado impedia que outra planta entrasse em operação. Entretanto, no começo deste ano, foi tomada a decisão pela transferência e não aumento do número total de colaboradores
. “Com a transferência da produção do Honda Fit para a nova fábrica, a contratação de um contingente maior em Itirapina resultaria em mão de obra ociosa em Sumaré”, informou a assessoria da montadora, que esclareceu que, em um primeiro momento, não seriam feitas contratações locais.
Entretanto, apenas a mudança de novos moradores no município, empregados de Sumaré que chegaram à Itirapina. A cidade já percebe um novo aporte, tanto no setor imobiliário, quanto de consumo no comércio local.