A segunda-feira (1º) ficou marcada pela retomada de muitos serviços, mas para quem precisou do transporte público para trabalhar ou realizar pendências nos estabelecimentos comerciais encontrou dificuldade. Segundo relatos, os horários estão com intervalo maior e a volta para casa demorou. “Como pode retomar o comércio e o transporte não acertar horário do transporte público. Estão reduzidos ainda. Quem vai trabalhar ou consumir nos estabelecimentos, sai 13h30, mas só vai ter ônibus 17h30 de novo. É muito importante saber como alguém libera o comércio e não dá opção de transporte de ir e vir’, disse um vendedor que afirma ter enfrentado dificuldade.
Desde o dia 27 de março o transporte coletivo passou a operar com 30% da frota. Com isolamento social, o número de passageiros nos ônibus teve uma redução superior a 80%, conforme informou a prefeitura na época.
Com o comércio fechado e muitos trabalhadores em home office, a demanda pelo serviço caiu drasticamente e os coletivos passaram a circular com número cada vez menor de passageiros. A média diária de passageiros nos ônibus foi reduzida em mais de 80%. Era de 13.480 e caiu para 2.100 no dia 24 de março, quando entrou em vigor a portaria municipal que determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais, com isso foi feita uma adequação dos coletivos de acordo com o fluxo de pessoas
O transporte coletivo passou a funcionar com 17 linhas de ônibus, das 27 linhas existentes.
PREFEITURA
Questionada, a prefeitura informou por meio de nota que a redução dos ônibus em circulação no município é medida necessária para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Com a retomada parcial das atividades econômicas nessa segunda-feira, o departamento de Mobilidade Urbana e Sistema Viário iniciou novo monitoramento para dimensionar a demanda e verificar se será necessário aumentar a quantidade de veículos da frota em circulação.
Informações de horários e itinerários podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário da concessionária pelo telefone (19) 3533-3313 ou pessoalmente na Rua 1, entre as avenidas 1 e 2, em frente ao terminal de ônibus na antiga estação ferroviária, e também nas subprefeituras de Ajapi, Ferraz, Cervezão, Batovi e Assistência.
Foto: Divulgação