“Subir no pódio, olhar para baixo e ver meu filho celebrando e gritando com os amigos da escola é uma sensação única.” Foram essas as primeiras palavras que Felipe Massa usou para descrever o sentimento de alegria ao completar o ePrix de Mônaco em terceiro lugar e comemorar, assim, o primeiro pódio na Fórmula E.
Não só pela presença do filho, “Pipo”, e de toda a família, mas, sem dúvida, foram muitos os motivos para celebração: o primeiro grande resultado veio justamente em Mônaco, que é a casa tanto da Venturi, sua equipe, como do próprio Massa, que mora no Principado há anos.
Sem energia
E se já não fossem esses motivos suficientes para comemorar, ainda teve um fator adicional que tornou o resultado ainda mais merecedor e emocionante: Massa disse que ficou sem energia utilizável a 150 metros do fim, a caminho da linha de chegada no Principado.
Em entrevista após a corrida, ele declarou ter entrado na passagem final do complexo da Piscina com apenas dois por cento de energia útil restante e com Pascal Wehrlein em sua cola. Vale lembrar que ele cruzou a linha 0s178 à frente de seu oponente alemão da Mahindra.
“Consegui administrar muito bem o consumo durante toda a corrida, diminuindo a velocidade na hora certa atrás do carro [da Nissan] e.dams [de Oliver Rowland]. Mas na última volta eu tive que usar muita energia e Wehrlein conseguiu economizar mais, acho que 1% a mais.”
“Então, foi bastante complicado e ele me tocou algumas vezes, mas consegui terminar a corrida mesmo sem bateria. Nos últimos 150 metros, perdi toda a potência, mas não houve tempo suficiente para ele me ultrapassar”, revelou.
Ainda extasiado, Felipe afirmou que “correr em Mônaco é incrível, pela beleza do lugar. E correr pela Venturi, na presença da família, tornou a corrida ainda mais especial”, comentou.
A expectativa agora é repetir um bom resultado algumas outras vezes no fim do campeonato.
“Eu sei o que posso fazer e não estou aqui por sorte, estou aqui pelo que fiz na minha carreira e tenho certeza que há mais coisas boas pela frente.”
A próxima etapa acontece no dia 25, em Berlim, na Alemanha. É a reta final da competição, restando quatro ePrix’s.