MINUTOS & SABEDORIA: O GATO E SUA TRAMOIA
►Todas as noites, o gato sorridente sai às escondidas, pelos telhados ele vai pulando, ratos caçando, de pássaros se alimentando, gritando e miando, incomodando todos os que dormem ao redor. Orgulhoso, teimoso e vaidoso, é ele o gato major. Certa noite, sai novamente à procura de presas, e sai em disparada ao ver um pássaro de bobeira, quando o gato está prestes a alcançar o rango, outro pássaro surge na frente em vista de proteger o outro e diz:
►Ora, ora seu gato, para que vieste aqui? O pássaro se manifestou tão calmo e ao mesmo tempo tão nervoso, tão pacífico e ao mesmo tempo poderoso, que o gato ficou assustado e sem entender nada, assim ele diz:
►E quem é você para me impedir de vir até aqui, sou maior, mais forte e perto de você, sou um enorme predador. Aliás, eu só não o engoli até agora porque achei engraçado um pássaro impedir um gato de fazer alguma coisa. O pássaro então diz:
►Você é todo autoconfiante, não é? Pensa que é o maioral, fala sério… Já peguei minhocas que dão dez de você, se você fosse um predador já teria nos matado, pois que diabos de predador é esse que dá chances de escapatória a suas presas? O gato ficou sem entender nada e claramente ofendido e nervoso, mas quando ele percebeu, o outro pássaro a quem ele tinha avistado já não estava ali fazia tempo! Claro, enquanto os dois papeavam, o outro pássaro se mandou dali. E não podia ser diferente, não é mesmo?
►Assim, então, percebendo que sua janta teria ido para o beleléu, o Sr. Gato decidiu atacar quem estava à sua frente: o “pássaro protetor”. Pois bem, com suas enormes garras ele tentou fazer ferimentos e assim levar direto a garganta, por um certo momento ele achou que conseguiria, só que esse pássaro teve forças de se esquivar, voar e pegar o gato pelas patas e ainda manter ele no ar por um tempo. Então o gato vaidoso se assustou e desesperadamente advertiu:
►Mas o que está havendo aqui, como um simples pássaro tem forças para me erguer do chão?
►Mas logo, explicaria tudo meus amigos, esse gato tinha mania de se levantar da cama e ir direto a janela e pular sobre o telhado sem nem ter aberto os olhos, ele era tão forte e jovem e já conhecia tão bem o caminho, ele se espreguiçava lá mesmo. E nessa noite não foi diferente, quando ele avistou o pássaro, ele ainda estava com seus olhos embaçados de sono, e somente quando estava pendurado pelas patas ele foi ver o que realmente era aquela ave. Um gavião com força 15 vezes aumentada do que um gato, estava morando por ali, aquele suculento passarinho em crescimento era seu filhote. Então, aprendemos muitas coisas aqui, certo?
►1- Antes de machucar, insultar ou subestimar alguém, tire conclusões de quem ela é, não faça como o gato, não deixe seus olhos fechados perante um poder no qual você não tem controle, procure saber o que ela faz e que autoridade tem sobre você, não saia julgando todos pela aparência, pois pode se dar mal.
►2- Se você pode fugir de um perigo, como o primeiro pássaro, faça antes que seja tarde e deixe quem é responsável e tem autoridade para cuidar da situação.
►3- Mesmo estando certo, mesmo estando com a razão ao seu lado, com o poder de fazer algo, não quer dizer que você tem que tomar atitudes precipitadas e de certo modo violentar alguém, não pode fazer algo com alguém só porque tem autoridade ou só porque tem desejo, só haja bruscamente se for realmente necessário, sob sua autodefesa e mesmo com o poder não seja orgulhoso e cego.
►*Minutos & Sabedoria é escrita pelo aluno Davy Arnaud, da EE Prof. Januário Sylvio Pezzotti e é participante do Jornal de Camões desde 2020. O projeto tem fins pedagógicos e é realizado por alunos da rede estadual de ensino dentro das atividades de língua portuguesa e coordenado pelo professor Antonio Archangelo. Visite nosso site: https://jornaldocamoes.wordpress.com/