Aos 38 anos, o goiano Alexandre Baldy completou neste mês um ano no comando do Ministério das Cidades.
Desde que assumiu o cargo no governo de Michel Temer (MDB), realizou diversas conquistas. Entre elas, a retomada de obras do maior programa habitacional do país, o Minha Casa, Minha Vida – criado no governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Vale destacar que somente na habitação foram entregues cerca de 1,2 mil unidades por dia desde que ingressou no ministério.
Entre janeiro e setembro deste ano, o ministro conseguiu alcançar a marca de R$ 24 bilhões em financiamento de unidades habitacionais das Faixas 1,5 e 2 na Modalidade FGTS. O valor supera em 22% o financiamento no mesmo período do ano anterior.
Nesse período, Baldy esteve em todos os Estados brasileiros, ouviu lideranças e conferiu de perto os problemas dos município. Em agosto, o ministro recebeu comitiva de Rio Claro formada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), o presidente da Câmara, André Godoy (Democratas), o vereador Júlio Lopes (Progressistas), os secretários municipais Gilmar Dietrich (Finanças) e Paulo Roberto de Lima (Obras) e o empresário Edison Cortez. Na ocasião, anunciou rapidez na tramitação e análise de créditos em trâmite na Caixa para pavimentação do município.