Rio Claro garantiu a continuidade de repasses federais para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29. A portaria foi publicada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2), anunciando a renovação da qualificação da UPA.
O Ministério da Saúde baseou sua decisão em parecer técnico, a partir de avaliação do serviço que vem sendo prestado na unidade pelo município. Com isso, Rio Claro continuará recebendo repasse anual de R$ 1.500.000,00, enviado pelo governo federal, para ser utilizado na manutenção do serviço.
Vale lembrar que no mês passado, o município de Rio Claro conquistou a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victoria no Ministério da Saúde. Com isso, o governo federal passa a enviar mensalmente recursos ao município para a manutenção do serviço. Os valores são da ordem de R$ 1.680.000,00 por ano, que serão somados a recursos do município utilizados para o funcionamento do CER.
O CER é referência no atendimento a pessoas com deficiência e também a crianças e adolescentes com autismo. Além disso, no local é desenvolvido o programa Bebê de Risco, voltado a bebês prematuros ou que nascem com baixo peso. Pessoas com sequelas pós-covid e AVC também recebem tratamento no CER.
Foto: Divulgação