Os cinco dias de folia do Carnaval 2024 garantiram diversão para milhares de pessoas em Rio Claro. Balaço divulgado pela prefeitura aponta que a festa contou com envolvimento de 106 mil pessoas, seja assistindo aos desfiles presencialmente no Espaço Multiuso ou acompanhando a programação realizada pela prefeitura pela internet. Isso sem contar os foliões que participaram dos blocos carnavalescos e eventos realizados pelos clubes.
De acordo com a prefeitura, 46.300 passaram pela passarela do samba nos três dias de desfiles de Carnaval. No sábado (10), primeiro dia de desfile, a avenida contou com participação de 16 mil pessoas. No domingo (11), 20.500 pessoas foram assistir ao desfile e 9.800 pessoas prestigiaram o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval na noite de terça-feira (13).
Os desfiles também fizeram sucesso na internet. Os vídeos dos desfiles tiveram 49.500 visualizações no canal da prefeitura no YouTube. Conforme os dados da plataforma, o vídeo do primeiro dia de desfile teve 29 mil visualizações, do segundo dia conta com 14 mil visualizações e o terceiro dia com 6.500 visualizações.
Enquanto isso, cerca de 10.200 pessoas passaram pelo Jardim Público, onde a prefeitura realizou o Baile Anos Dourados durante os cinco dias de folia. O evento contou com participação de 2.500 pessoas na sexta-feira (9), 2.000 no sábado (10), 2.200 no domingo (11), 1.400 na segunda-feira (12) e 2.100 na terça-feira (13), segundo levantamento da prefeitura.
Em vídeo divulgado antes do Carnaval, a prefeitura projetava uma injeção de R$ 14 milhões na economia local, valor 25% maior que no ano passado. Além disso, o governo municipal afirmava que a festa iria gerar cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos durante esse período.
Aliás, o custo do Carnaval foi tema de discussão na sessão da Câmara Municipal do último dia 15. O vereador Rafael Andreeta protocolou requerimento solicitando à administração municipal que informe o valor investido para custear a festa de Carnaval. Segundo ele, o objetivo é informar a população sobre onde e como está sendo investido dinheiro dos impostos. Os parlamentares Alessandro de Almeida e Serginho Carnevale assinaram junto o documento, alegando que é necessário dar maior transparência e lisura ao processo.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro