Michel Temer (MDB) autorizou nessa terça-feira (28) o uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar a segurança no Estado.
Temer anunciou a medida em um pronunciamento no Palácio do Planalto. A medida ocorre dez dias depois do confronto entre brasileiros e venezuelanos em Pacaraima (RR).
Segundo o emedebista, o emprego das Forças Armadas será para garantir a lei e a ordem em Roraima. De acordo com ele, o objetivo é oferecer segurança aos brasileiros e também aos imigrantes venezuelanos, que buscam apoio no Brasil.
A fronteira de Roraima e Venezuela é uma das áreas mais sensíveis do país e principal porta de entrada de imigrantes no território brasileiro.
CASO
A cidade fronteiriça de Pacaraima, em Roraima, viveu momentos de tensão no dia 18 deste mês com confrontos entre moradores locais e imigrantes venezuelanos, cujos acampamentos improvisados foram incendiados e destruídos. O tumulto começou durante a manhã, depois de um comerciante ficar ferido em um assalto na madrugada e que sua família culpasse um grupo de venezuelanos pelo ataque.
Em retaliação, dezenas de brasileiros atacaram os dois principais acampamentos improvisados dos imigrantes — que há dois anos intensificaram o fluxo migratório no norte do Brasil —, e queimaram seus objetos pessoais.
Agência Brasil