Em seu quarto mandato e, novamente, ocupando cargo na Mesa Diretora, o vereador do Progressistas Julinho Lopes esteve no Diário do Rio Claro, onde falou sobre suas ações no Legislativo. De acordo o vereador, uma das principais metas de seu mandato é a busca por recursos.
“Desde o meu primeiro mandato, comecei a ir atrás de recursos e vi ali um filão, uma forma de trazer verba para o município. Eu acho que não adianta fazer requerimentos que não poderão ser atendidos pela Prefeitura por falta de recursos, pois as demandas são grandes. Por isso, comecei a ligar para os deputados e fazer parcerias”, explica Julinho, que diz contribuir para formar uma base do partido e, assim, fortalecer.
“Sabemos que o recurso existe, se não vamos atrás, esse recurso vai para outra cidade. Além da destinação de verbas, os deputados podem ajudar destravando processos que estão paralisados, como estamos fazendo com a creche”, disse, lembrando que conta frequentemente com o apoio dos deputados estaduais Delegado Olim, professor Kenny Mendes; dos deputados federais Guilherme Mussi e Capitão Derrite; e da senadora Mara Gabrilli.
“Minha meta é conseguir trazer para Rio Claro 2 milhões em emendas por ano”, enfatiza, acrescentando que já foram destinados recursos para infraestrutura, pavimentação asfáltica, reformas, ônibus escolar, reforma do CHI Princesa Vitória, reforma do Samu, entre outras. “Na sexta-feira (11) recebemos a notícia de uma liberação de mais 250 mil reais em emenda parlamentar do Deputado Federal Guilherme Mussi para obras de infraestrutura.”
PROJETOS
Julinho destacou três projetos de sua autoria que percorrem na Casa e devem entrar para votação em breve. Um deles, é sobre a situação de cabos e fios soltos em postes. “São situações frequentes e que causam acidentes, como a concessionária é a detentora dos postes, queremos prever multa e prazo para retirar os cabos soltos.”
Outro projeto é sobre o convênio com construtoras que se propõem a executar projetos na cidade. “Queremos que as empresas que realizar um serviço mal feito, com problemas para os moradores, elas deixem de receber os incentivos fiscais do município. E deverão deixar de receber esses benefícios enquanto não solucionarem os problemas”, disse o vereador.
Ainda no setor habitacional, outro projeto é para que as benfeitorias obrigatórias, como contrapartida da construtora para o município, que deverão ser realizadas no entorno do empreendimento. “Se o conjunto habitacional vai impactar a região, as melhorias devem ser realizadas ali.”
MEIO AMBIENTE
Com um trabalho de relevância no setor de meio ambiente, Julinho foi reeleito presidente da Diretoria do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. É a sexta vez que Julinho Lopes é eleito presidente da Diretoria do Conselho Fiscal.
“No momento estamos trabalhando, junto ao PCJ, para a construção de uma nova barragem em Rio Claro. O local já está definido, o projeto inicial já está feito e será levado ao Governo estadual e FEHIDRO para viabilizar esse projeto que beneficiará Rio Claro, Ipeúna e Piracicaba.”
Julinho observa que o meio ambiente deveria ser pauta relevante, visto que, além da questão da água, abrange muitos setores e é condição sine qua non para nossa vida. “Hoje o município joga dinheiro fora, gastando milhões para retirar entulho de terrenos e áreas impróprias. É um serviço que não tem necessidade. Se as pessoas tivessem a consciência do descarte correto, se fizessem a coleta seletiva, era economia para a cidade”, disse lembrando que outra preocupação são dos direitos dos animais e a preservação das APP’s.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro