A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro mudou de comando. Após dois anos à frente da autarquia, Giulia Puttomatti deixa o cargo que será ocupado interinamente pelo médico cardiologista Marco Aurélio Mestrinel a partir desta quinta-feira (6). Mestrinel retoma a função que exerceu em outras duas oportunidades, sendo a mais recente nos primeiros 70 dias da atual gestão municipal. Ele comandará a Fundação de Saúde até que um nome seja escolhido para presidir a autarquia.
De acordo com a prefeitura, Giulia pediu exoneração do cargo que ocupava desde março de 2021. Ela assumiu a fundação justamente no ligar de Mestrinel que, na época, pediu exoneração por motivos particulares.
O troca-troca no comando da pasta da saúde vem ocorrendo nas últimas gestões. Na administração passada, Rio Claro teve três secretários de saúde: o advogado Djair Claudio Francisco, que ficou dois anos no cargo; a enfermeira Maria Clelia Bauer, menos de um ano na função; e o servidor municipal Maurício Monteiro, que assumiu em janeiro de 2020 e ficou até o final do mandato. Na atual gestão, o município teve até o momento dois secretários: Marco Aurélio Mestrinel e Giulia Puttomatti, e duas ocupações interinas do cargo: Murylo Müller e Marco Aurélio Mestrinel.
Giulia Puttomatti deixou o comando da Fundação de Saúde. Foto: Divulgação
Em sua gestão, Giulia implantou a Central de Acesso Avançado em Saúde (CAAS), serviço de agendamento e cancelamento de consultas médicas por telefone (0800-019-0999), e iniciou a construção do hospital público municipal no Cervezão. Também formalizou convênio com o Claretiano – Centro Universitário para prestação de serviços dos residentes do curso de medicina nas unidades públicas municipais de saúde. Foram realizadas reformas e melhorias em unidades de saúde e a lavanderia municipal está ganhando um novo espaço de funcionamento.