ORGULHO RIO-CLARENSE! No dia 15 de outubro, o ex-pugilista Breno Macedo defendeu sua Dissertação de Mestrado no Departamento de História da Universidade de São Paulo [USP]. Isso mesmo! De acordo com informações obtidas pela reportagem do Diário Esportes – o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Cidade Azul –, foi a primeira vez que a USP recebeu um trabalho com o tema ‘Boxe Brasileiro’. Macedo, que é graduado em História e que atua como treinador da Equipe MM Boxe de Rio Claro, escolheu como tema o Pugilismo Paulista, batizando a matéria de ‘Sangue, Suor e Lágrimas: o Boxe em São Paulo de 1928 a 1953’.
Conforme revelou em nota enviada ao DE, Macedo dedicou três anos em pesquisas e estudos acerca dos primórdios do Boxe Brasileiro e, durante todo o processo, dividiu seu tempo entre a função de técnico e os afazeres acadêmicos.
Devido ao pioneirismo do trabalho, o rio-clarense preferiu estudar apenas o Cenário do Boxe Nacional, encerrando as análises no ano de 1953, quando Eder Jofre estreia no Boxe Amador. “O intuito foi entender qual o contexto gerou o Maior Peso Galo de Todos os Tempos. Infelizmente, existem pouquíssimos livros ou estudos sobre a História do Boxe no Brasil, entretanto, pude utilizar como fonte pessoas que lutaram entre os anos 1940 e 1950”, expôs o esportista, que agora ostenta o Título de Mestre.
A DEFESA
O trabalho orientado pelo Professor Doutor Flavio de Campos foi avaliado e aprovado por uma banca composta por três membros e, agora que finalizado, Breno Costa de Macedo já planeja publicar a pesquisa com escrita menos acadêmica, buscando, assim, atingir toda a comunidade, inclusive os seus comandados e demais integrantes da MM Boxe de Rio Claro.
“Espero que a pesquisa possa incentivar historiadores, sociólogos e antropólogos a estudarem o Boxe Brasileiro, pois, creio, somente através do Esporte poderemos entender melhor a Sociedade Brasileira”, finalizou.
MM BOXE DE RIO CLARO
A Academia MM Boxe de Rio Claro teve início a partir de um Projeto Social criado no Jardim Guanabara pelo pugilista Marcos Macedo – pai de Breno Macedo e de Leonardo Macedo, que aparecem juntos NA FOTO. A Trinca de Ases atua como treinadores profissionais e acumula inúmeros êxitos no Boxe dentro e fora do Brasil.
Juntos, criaram o espaço situado no Bairro Cidade Nova, onde desenvolvem um trabalho social com algo próximo de 40 alunos! No Rol de Pugilistas de Alto Nível que iniciaram a trajetória na MMB/RC, entre outros, figuram: Jucielen Cerqueira, Jhonatan Conceição, Kauê ‘Baby Bull’ Belini e Rafael Bombonatti.