O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o porcentual de isolamento social no município de Rio Claro se manteve em 44%, na segunda-feira (1º) e terça-feira (2), dois primeiros dias da reabertura do comércio. As taxas mantiveram a mesma porcentagem dos mesmos dias de semanas anteriores, ou seja, nos dias 25 e 26 de maio (segunda e terça) a porcentagem ficou entre 47 e 43%, vale destacar que, 25 de maio foi feriado por determinação do Governo Estadual e obteve taxas maiores que em outros dias. Já em 18 e 19 de maio a taxa foi a mesma de 44%.
No município, os melhores índices foram obtidos nos dias 10 e 19 de abril, com 62%. No mês de maio, o dia com o maior índice foi no dia 3, com 61%. As autoridades têm reforçado a importância do isolamento social, que vai determinar se os municípios entram em nova fase da flexibilização ou não.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
Estabelecimentos de alguns setores, como o comércio, por exemplo, tiveram autorização para reabertura dos estabelecimentos na segunda-feira (1º) e atendem das 9h30 até às 13h30.
CASOS AUMENTAM
De acordo com dados divulgados pela prefeitura na tarde de ontem (3), Rio Claro registra mais 17 casos de coronavírus e bate recorde em 24h. Os casos positivos de coronavírus em Rio Claro seguem em linha crescente e pelo segundo dia consecutivo o município tem mais de dez casos num único dia. Só na quarta-feira (3) foram 17 novos casos e um óbito, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. O número de novos casos representa novo recorde, batendo os 12 casos registrados no dia anterior. O município tem agora 138 casos positivos da Covid-19.
“Voltamos a alertar a todos que o momento inspira cuidados e é preciso que as pessoas se cuidem e cuidem de quem está ao seu redor”, frisa o prefeito João Teixeira Junior. “Não estamos falando de números, estamos falando de vidas”, acrescenta o prefeito Juninho ao lamentar óbito registrado na quarta-feira.
Com mais esse óbito, Rio Claro chega a 14 mortes provocadas pela Covid-19. A vítima foi uma mulher que estava hospitalizada e tinha menos de 60 anos. Faleceram por coronavírus em Rio Claro nove mulheres e cinco homens.
“O uso de máscaras, cuidados com a higienização e o distanciamento social continuam sendo importantes para evitar a contaminação”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
O boletim de quarta-feira também aponta aumento no número de pessoas internadas, que agora são 29, sendo 11 em UTI. O número de pacientes recuperados permanece em 36. Há um óbito em investigação.
Foto: Divulgação