Scott Dixon finalmente venceu na temporada 2023 da Indy, ao disputar no sábado (12) o Grande Prêmio de Indianápolis, 14ª etapa. O hexacampeão da Ganassi rodou ainda na primeira volta para tentar evitar um choque com o companheiro de equipe, Marcus Armstrong e caiu para as últimas posições. Mesmo assim, utilizou uma estratégia perfeita para se recuperar e vencer pela 53ª vez na carreira.
Pole-position, Graham Rahal até tentou quebrar o jejum de 6 anos sem vitórias na Indy, mas não conseguiu concluir a ultrapassagem sobre o rival neozelandês, que fez um stint final economizando combustível.
Apesar disso, o piloto da RLL se contentou com o primeiro pódio desde o GP do Texas de 2021.
Quem completou o top-3 no Indianapolis Motor Speedway foi o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, seguido pelo dinamarquês Christian Lundgaard, que largou da primeira fila. Companheiro de equipe de Pato, Alexander Rossi fechou o top-5. Atual campeão, Will Power foi o sexto colocado em grande recuperação com a Penske, após largar do 16º lugar. Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou manteve os 100% de aproveitamento no top-10 ao fechar no sétimo lugar em meio a indefinição contratual e ameaças judiciais sobre onde vai correr em 2024. Scott McLaughlin, Lyle Kirkwood e Marcus Ericsson fecharam o top-10.
O brasileiro Helio Castroneves foi o 15º com a Meyer Shank, ganhando três posições em comparação com a posição de largada.
Quem saiu muito no prejuízo foi o americano Josef Newgarden, que envolvido em incidente na largada, fechou na 25ª colocação, com danos no carro e muitas voltas atrás do vencedor.
A Indy retorna em duas semanas, no dia 26 de agosto, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.
Por E. Cortez / Foto: Instagram