Julho é o mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, com data internacional de referência sendo o dia 25, segundo definição da ONU (Organização das Nações Unidas).
A criação da data remonta ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do globo. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, ainda em 1992, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Em Rio Claro estão acontecendo eventos relacionados à data, com algumas ações tendo sido realizadas ontem, dia 19, outras hoje dia 20 e ainda algumas amanhã, dia 21 de julho. Veja a programação no final desta matéria.
Os eventos abordam temas como divulgação de trabalhos da Feira das Pretas, com destaque para o artesanato e a gastronomia, palestra e oficina de autoconhecimento para jovens negras.
As ações são apoiadas por uma instituição financeira cooperativa com atuação em diversas regiões do Brasil e também em Rio Claro. “Essa parceria surgiu dentro do Espaço Dexis, no Entre Amigos, devido ao trabalho fantástico em prol das mulheres da comunidade. Muitas dessas mulheres tiram a renda mensal através do artesanato e gastronomia”, explica Ariana Nadai, gerente do Espaço Dexis Sicredi, onde acontecem os eventos.
Serviço
Programação de hoje, dia 20 e amanhã, 21:
20/07
das 9h às 18h – Exposição da Feira das Pretas – Artesanato e Alimentação
18h – Palestra – Poder Pessoal – Maria Ângela Tavares de Lima
21/07
das 9h às 18h – Exposição da Feira das Pretas – Artesanato e Alimentação
14h às 18h – Oficina de autoconhecimento para jovens negras – Bruna de Paula
Endereço: Avenida 3, esquina com rua 4, 315 – Centro – Rio Claro
Entrada franca
Foto: Ministério da Igualdade Racial