A alimentação oferecida nas escolas públicas municipais de Rio Claro está satisfatória para os moradores. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT no 2º trimestre de 2019. A Merenda Escolar conseguiu 662 pontos.
O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos serviços públicos que conquistam entre 650 e 799 pontos. Ao atingir 800 pontos, o setor é classificado com Grau de Excelência. Rio Claro e as demais cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano de Piracicaba começaram a fazer parte dos levantamentos da INDSAT no último trimestre de 2017.
Em 2018, a Merenda Escolar de Rio Claro chegou a receber Grau Médio de Satisfação no 1º trimestre. O serviço apresentou evolução no índice e o segmento fechou o ano passado com 705 pontos. Atualmente, as pontuações estão estabilizadas.
Aprovação – O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores em Rio Claro.
A Merenda Escolar recebeu 50% de aprovação neste trimestre. Do total, 32% responderam que o serviço prestado é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 18%.
Com esse resultado, a Merenda é o 3º melhor setor avaliado em Rio Claro.
Ao todo, 16 serviços públicos são estudados pela INDSAT no município.
O levantamento também detalha o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Merenda Escolar de Rio Claro. Os jovens de 16 a 30 anos de idade são os que mais aprovam a alimentação oferecida nas escolas da cidade.
Ao levar em conta somente a escolaridade dos moradores, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Médio.
No Aglomerado Urbano de Piracicaba, 4.800 entrevistas são realizadas trimestralmente em 12 cidades da região. A INDSAT também busca compreender o nível de satisfação com os serviços públicos nos 15 maiores municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e nas dez maiores cidades do Estado de São Paulo.