Sair de casa para se distrair e voltar com a cabeça machucada e sangrando.
Foi isso que aconteceu recentemente com um frequentador do Mercado Municipal de Rio Claro. E tudo aconteceu após a queda da divisória de um dos banheiros em cima da vítima. As madeiras estão podres e várias caindo. Trata-se apenas de um dos problemas apresentados no local.
Dos dez banheiros, apenas quatro estão em funcionamento. Entupimento, vazamentos, estrutura precária e falta de acessibilidade são outras situações constatadas no prédio que, mesmo assim, é considerado um cartão postal de Rio Claro, localizado na Rua 8, Bairro Santa Cruz.
O que se percebe no local também são boxes fechados por falta de novas lojas. “Pelo que sei, tem comerciantes querendo se instalar aqui, porém, não foi feita nova licitação”, disse o funcionário de um dos comércios.
Outro fator que prejudica o funcionamento do local é a extinção da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal. De acordo com entrevistados do Diário, existia um compromisso da prefeitura em fortalecer a Associação atualizando a lei do Mercado, de acordo com a do município, para acabar com divergências. “Era preciso uma nova lei, com regras, direitos e deveres”, disse um comerciante.
A expectativa é que mudanças e modernização sejam feitas no local. Pensando nisso, algumas pessoas viram a possibilidade de reformar a área da fonte por meio do Programa “Adote uma Praça”, o que não teria sido aprovado pelo município. “Fazer um mix de lojas e abrir os boxes fechados. Modernizar e adequar as instalações dos banheiros e nova área interna. Nossas crianças devem ser respeitadas. Hoje, elas brincam na fonte quebrada”, salientou um funcionário.
Outra dificuldade é o descarte de lixo. “As caçambas onde todos depositam o lixo para a coleta foi quebrada pelo próprio caminhão que faz o serviço e ninguém arrumou. Todo mundo coloca no chão, o que vai contra a Vigilância Sanitária”, esclareceu um outro comerciante, que também prefere não se identificar.
PREFEITURA
Em outubro do ano passado, o Diário do Rio Claro já havia apontado a estrutura precária e a reivindicação de comerciantes e frequentadores. Na época, a nota enviada relatava que a Secretaria de Governo pretendia modernizar o local, e que um levantamento orçamentário era realizado. Reparos emergenciais e pontuais seriam feitos, assim como rampas para acessibilidade.
Nessa terça-feira (26), comerciantes salientaram que de outubro para cá foi feita limpeza das eletrocalhas, que estavam tomadas por pombas, reparos para conter alguns vazamentos e presença da Guarda Municipal. Porém, muitos outros apontamentos precisam de atenção.
À reportagem, o Poder Executivo afirmou que várias informações sobre as condições do Mercado Municipal não procedem. “Os banheiros do local estão todos em perfeitas condições de uso. Não há dez banheiros no Mercado Municipal, e sim um banheiro masculino e outro feminino, com cinco boxes cada um.
Todos funcionam, são limpos diariamente e recebem periodicamente papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido. Nova divisória para banheiro está em processo de compra pela prefeitura para substituir o anterior, danificado em ato de vandalismo e retirado assim que o problema foi identificado. E não há registro de que pessoas tenham se machucado por causa da divisória do banheiro”, salientou por intermédio de nota enviada ao Centenário.
De acordo com o que foi informado, as caçambas que foram usadas no Mercado Municipal eram de plástico e, a pedido da empresa que faz a coleta diário de lixo no Mercado, não voltarão a ser utilizadas por serem muito frágeis, atrapalhando o recolhimento. “A orientação da empresa de recolha é para que o lixo seja acondicionado em sacos apropriados e deixados no local específico de descarte para ser removido, serviço que, vale repetir, é feito diariamente no ‘Mercadão’”, enfatizou.
Por fim, acerca do pedido de empresa para adoção de praça no Mercado, a prefeitura explanou que indeferiu a solicitação porque tem para o Mercado Municipal projeto mais amplo de parceria, que já está em andamento e será oportunamente divulgado.