A Meningite é o termo que expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e, recentemente, causou a morte do pequeno Arthur Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O menino morreu no dia 1 de março, em São Paulo, de meningite meningocócica, um dos tipos da doença. A entrada de Arthur no hospital se deu às 7h11 apresentando “quadro instável”, mas não resistiu e faleceu às 12h11 com o agravamento do quadro infeccioso.
A doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, além de agentes não infecciosos (traumatismo).
Os principais tipos de Meningite bacteriana são a meningocócica, a pneumocócica e por hemofilo B. A meningocócica tem diversos subtipos (sorogrupos): A, B, C, W, Y. A Meningite viral é causada principalmente pelos Enterovírus.
“A transmissão é de pessoa para pessoa através da via respiratória por gotículas e secreção nasofaríngea. Uma parte da população (em torno de 10%) pode ter a bactéria na sua orofaringe sem ter sintomas ou doença, sendo chamados de ‘portadores assintomáticos’ e transmitindo para outras pessoas.
O risco de adoecer declina com a idade, e as crianças menores de cinco anos são as que têm maior risco de adoecer e de ter quadros mais graves”, esclareceu a Doutora Suzi Berbert, infectologista da Fundação de Saúde.
O diagnóstico deve ser feito o quanto antes para evitar sequelas e levar à cura. A doença é diagnosticada por exames de sangue e coleta do líquor (líquido presente na espinha vertebral) e vão identificar o tipo e o tratamento que deve ser feito. “As Meningites bacterianas são consideradas as de maior gravidade.
No caso da Meningite viral, em geral o restabelecimento do paciente se dá por completo”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Valeska Hamori.
As pessoas devem ficar atentas com os sintomas que são: febre alta, dor de cabeça intensa e persistente, vômito, rigidez de nuca, confusão mental. Nos casos de meningite meningocócica, pode aparecer manchas vermelhas no corpo.
VACINAÇÃO
A rede pública tem disponível a vacina contra a Meningite C, embora existam, também, imunizações para outros tipos. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacina meningocócica conjugada ACWY, que protege contra esses quatro tipos, porém, disponível apenas na rede particular.
Nas crianças, as doses devem ser dadas aos três e cinco meses ou aos três, cinco e sete meses de vida, com três reforços: entre 12 e 15 meses, entre quatro e seis anos de idade e aos 11 anos.
Importante estar atento ao calendário vacinal e cadernetas das crianças e até dos adultos. Em caso de dúvidas, procurar um posto de vacinação.