Com seu cenário dramático em um penhasco oceânico com vista para um mar azul-aço, o vilarejo costeiro de Mendocino, pertencente à cidade de Nova Inglaterra, na Califórnia, é um ímã óbvio para artistas, românticos e amantes de tudo que é selvagem e indomado.
Mendocino convida você a passear por cabanas bem arrumadas e jardins vitorianos perfeitamente cuidados envoltos em rosas e cercas de madeira, com sinos de vento tilintando com a brisa.

Este vilarejo à beira-mar escondido nem sempre foi tão encantadoramente pacífico: durante o auge da expansão madeireira, em meados de 1800, Mendocino era um porto próspero cheio de hotéis e bares barulhentos. Quando a indústria madeireira entrou em declínio na década de 1930, logo o turismo se tornou a principal fonte de comércio.

Agora, pousadas luxuosas no topo da colina dão as boas-vindas a você para se aconchegar perto da lareira.
As ruas que podem ser percorridas a pé na cidade contêm mais de uma dúzia de restaurantes de primeira classe. Boutiques e galerias atraem os visitantes para dentro com obras de arte e presentes exclusivos.

Sair neste cenário costeiro de tirar o fôlego é uma obrigação. Uma série de parques estaduais preserva bosques de sequoias, rios cristalinos, pântanos ricos em vida selvagem e promontórios costeiros bucólicos.
Onde quer que você vá em Mendocino, você está em boa companhia, cercado por ondas implacáveis, mares rochosos, penhascos cobertos de flores e pores do sol que parecem durar para sempre.

Fotos: Divulgação