Os animais de estimação merecem cuidados especiais em dias de frio, devemos estar atentos às necessidades de cada animal. Como por exemplo, os cães, são bastante resistentes ao inverno, o que não significa que não devemos ter cuidados extras, principalmente com os filhotes e os cães mais idosos, pois eles sentem mais os efeitos do frio, os de pelagem curta especialmente, pois são mais propensos a contraírem doenças típicas do frio. Deixá-los bem abrigados é a primeira alternativa, lembrando que no período noturno muito mais, disponibilizando cobertores que evitem alergias, de preferência em tecido neutro.
Nesta época muitos tutores percebem que os cães, ao contrário dos dias quentes, se comportam com mais disposição, facilitando as brincadeiras e caminhadas que os estimulam a se exercitar, por isso os veterinários aconselham a obedecer regras que sejam saudáveis tanto para os bichos de estimação como para seus donos.
Nos dias atuais com o enfrentamento ao novo coronavírus, reforçar a rotina de cuidados é ainda mais necessário, obedecendo as regras de distanciamento que valem para todos. Exemplificando, devem-se evitar aglomerações, mesmo que apenas entre animais domésticos, pois isso contribui para que os mesmos não venham contrair doenças como a traquiobronquite infecciosa canina, que é um risco para animais idosos, por ser muito contagiosa.
Manter os animais bem aquecidos é fundamental. Imagem do Portal Gazeta Digital
A vacina anual não pode deixar de ser aplicada e não tem problema nenhum em fazê-lo no outono ou inverno. O uso de produtos tópicos, inseticidas e coleiras deve ser mantido. Ecoparasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos, embora em menor número, continuam no ambiente, provocando processos alérgicos e doenças.
Em relação às roupas é preciso atenção especial ao que vestir nos pets. Os agasalhos quentes são desnecessários em animais de perfil mais agitado. Os de pelagem longa correm o risco de sofrer com nós difíceis de serem desmanchados. As roupas confeccionadas em algodão são as mais adequadas e bem vindas, procurando modelos que não atrapalhem os movimentos. Se os animais apresentam problemas de pele e são alérgicos, não é aconselhável usar roupas.
Disponibilizar trinta por cento a mais de ração ao seu cão no inverno é o ideal. Imagem do Portal Clube para Cachorros
As casinhas são ótimas para o abrigo, mas muitos animais, especialmente aqueles que moram em residências com quintais, mesmo tendo sua casinha para abrigo, costumam ficar ao relento. Excepcionalmente em dias de inverno, com muita chuva ou geada, a alternativa é buscar um espaço de resguardo na casa.
Mais comuns no inverno, as pneumonias nos gatos e cães podem ser bacterianas o que agrava ainda mais a situação. Em relação aos alimentos, a quantidade deve ser a mesma, independente da estação do ano.
É importante continuar as atividades físicas com os cães no inverno, tanto para sua saúde física quanto mental, mas em um momento que o sol esteja mais quente. Imagem do Portal Lo
Outro fator a ser destacado é em relação à higiene, quando for necessário um banho, secar bem o animal, a ducha deve ser de água morna, evitando doenças como otite e fungos na pele. Também utilizar produtos leves durante a lavagem como sabão de coco ou glicerina que são os mais indicados.
Concluindo cuidar bem de seu pet principalmente em dias de frio também é uma demonstração de carinho e amor ao meio ambiente. Vamos fazer dessa prática um hábito diário.