Atuando em Rio Claro na Clínica AmorSaúde o médico Alessander Matheus Nenartavis conversou com a equipe do Diário do Rio Claro e explicou os benefícios tanto para o paciente, quanto para o profissional com a alternativa da clínica popular. Alessander é Clínico Geral e Anestesiologista, com residência em Médico da Família e Comunidade, pós-graduação em estudo do envelhecimento e em Medicina Ortomolecular, formado em 2004 pela Universidade de Ribeirão Preto, membro da Sociedade Brasileira de Estudo do Envelhecimento. O especialista que é também médico do esporte, trabalha em Limeira, Rio Claro, Americana, Ribeirão Preto e Campinas. “Tive oportunidade de trabalhar em três clínicas populares, então o que tenho visto nos últimos dois anos, é que os convênios tradicionais se tornaram muito onerosos para os pacientes e mal remunerado para o profissional médico. Hoje eu só trabalho com particular e clínica popular”, destaca.

A Clínica AmorSaúde faz parte das 290 unidades no Brasil e em dois anos a expectativa é chegar a mil. O médico destaca inúmeras vantagens. “Primeiro você torna acessível para uma população que até ontem só tinha acesso ao SUS, profissionais de alto gabarito, aqui só tem profissional experiente, com experiência clínica e é multiprofissional, odontologia, fisioterapia, psicologia, todas as especialidades médicas. O paciente paga um valor muito baixo na consulta e é vantajoso para o médico porque aqui eu tenho uma estrutura de laboratório, com tudo que o paciente precisa e é atendido no horário, sem fila”, salienta.

O profissional relata que em um dia realizou 40 atendimentos o que se torna compensador para ele e para quem precisa de consultas médicas. “E todos são atendidos no horário”, ressalta. Preços acessíveis ao paciente e atendimento humanizado fazem parte das prioridades da clínica AmorSaúde. “Quando o paciente sai do consultório, tem uma pessoa para perguntar e ouvir como foi, se o médico foi bom, se pediu os exames necessários, como foi o atendimento. Toda consulta é confirmada, além dos profissionais de alto padrão e com formações de referências e todo prontuário é eletrônico”, salienta sobre a organização.

Além das consultas agendadas com especialistas de várias áreas, os pacientes têm facilidades para exames. “Eu tenho paciente do Rio de Janeiro, da Austrália, de Dubai, esses pacientes acabam vindo aqui e utilizando a estrutura, fazem exame na hora, endoscopia, todos os exames laboratoriais, ultrassom, eu peço o exame, o paciente paga em 12 vezes”, comenta o médico Alessander Matheus Nenartavis.

Com o crescimento da modalidade, o médico ressalta que contribui para desafogar o SUS e classifica as clínicas populares como o futuro para a saúde. “Desafoga o SUS, emprega médicos muitas especialidades, em um ambiente gostoso e não tem aglomeração. Aqui são respeitadas as normas, não entra com acompanhante, tem segurança, estacionamento, câmeras, isso aqui é o futuro. Para passar por especialista na rede pública, por exemplo, só daqui um ano. Então a gente facilita o SUS. Hoje atendi 12 pacientes com pedras na vesícula, vieram do SUS para cá. Desafoga o SUS”, avalia.
Por Janaina Moro/Vivian Guilherme / Fotos: Divulgação