A medicina está em contante evolução devido aos avanços da ciência. E isso vale para todas as áreas, inclusive a estética. Combater os efeitos do envelhecimento tem sido campo de muitos estudos, muitas vezes com excelentes resultados. Na área da beleza, a mais nova tendência é a medicina estética regenerativa que promove a regeneração da pele a partir do próprio organismo.
O assunto foi tema discutido no programa Diário MA TV de quinta-feira (26). Renata Fonseca e Gaby Lourenço conversaram com a fisioterapeuta Jéssica Vertu, especialista em medicina regenerativa e CEO da Slim Virtu Clinic, pioneira na área em Rio Claro.
“A medicina estética regenerativa está muito atual. É uma forma de tratamento que visa a recuperação celular através de procedimentos não invasivos”, explica Jéssica. De acordo com ela, a área de estética evoluiu e a busca hoje é por recuperar os aspectos naturais da pele sem grandes transformações. “Hoje a beleza é minimalista e busca preservar os traços naturais das pessoas”, observa Jéssica ressaltando que a mudança no paciente ocorre não apenas externamente, mas também internamente.
“Não é só externo. Vejo pelos relatos dos meus pacientes que voltam após o procedimento dizendo terem ganhado anos de vida. A mudança também é interna, muda a percepção de vida, e isso reflete em relação ao ambiente, no trabalho, na família e em todos os âmbitos”, afirma.
Na medicina estética regenerativa existem muitos métodos e técnicas. Jéssica informa que a clínica utiliza de procedimentos com uso de equipamentos quando necessários, mas a proposta principal é utilizar o microagulhamento robótico associado a produtos que fazem a regeneração da pele, como PDRN (Polinucleotídeo) e exossomos (vesículas extracelulares).
O PDRN é a nova geração da medicina regenerativa, capaz de restaurar tecidos e promover uma reparação profunda da pele. “O PDRN é extraído do esperma do salmão. A medicina descobriu que o salmão tem DNA 95% compatível com o DNA humano, e o contato do nosso DNA com o DNA do salmão é capaz de reverter a idade”, esclarece a fisioterapeuta, ressaltando que o procedimento é feito na parte externa sem invasões.
E a ligação com a natureza também explica a eficácia do exossomos que é retirado da célula-tronco da tangerina. Os exossomos estimulam a produção de colágeno e elastina. “E disso tudo nós criamos o nosso protocolo, o Regenera, que utiliza várias dessas tecnologias e as células-tronco do próprio corpo para obter os resultados”, esclarece Jéssica que é a idealizadora do protocolo Regenera através do método Bumbum Slin, criado há algum tempo e com grande sucesso. Saiba mais em @dra.jessicavertu.
A entrevista de Jéssica Vertu, na íntegra, está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=4Db5B9VtTWQ. O programa Diário MA TV vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30 com transmissão pelo Facebook e YouTube do Diário: @diariodorioclaro1.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário