Fabiana Bonifácio usa terapia integrativa proposta pela medicina chinesa para auxiliar na gestação de mulheres e no tratamento de doenças

Ednéia Silva
O programa Diário de Manhã de terça-feira (8) falou sobre saúde e bem-estar feminino. Maria Angela Tavares de Lima conversou com Fabiana Bonifácio, acupunturista e praticante de medicina tradicional chinesa, atendimento que realiza no Studio Sant em Rio Claro.
A medicina tradicional chinesa é um sistema terapêutico milenar que considera o corpo e a mente como um todo integrado. Essa prática tem como base a filosofia de que o equilíbrio entre o corpo, a mente e o ambiente, é fundamental para o bem-estar.
O foco de atuação de Fabiana é a fertilidade da mulher com terapia integrativa e natural com uso de acupuntura, medicina chinesa, fitoterapia e outros métodos naturais. “A medicina chinesa vem para complementar, ela é uma terapia que integra, a gente não exclui nenhum tipo de cuidado tradicionalista. Só que dentro da minha prática eu ofereço condicionalidade de acompanhamento de pelo menos três meses para os casais. A terapêutica natural vai de três a nove meses dentro desse processo. Ela pode acontecer somente com foco na gestação natural como também auxílio na reprodução humana”, explica Fabiana.
De acordo com ela, é feito um compilado de práticas para que a paciente tenha mais chances de sucesso no tratamento. “A gente não para somente na medicina chinesa, mas acaba indo para outros caminhos e amparando essa paciente. Às vezes você oferece apoio emocional e direcionado”, comenta.
Fabiana também trabalha a parte física das pacientes, com modelação hormonal e intestinal, numa junção do físico com o psicológico. “Eu vou para outras terapias como fitoterapia e aromaterapia com prescrições naturais para melhorar o sono ou diminuir a ansiedade. É uma prática bem completa e que está sedimentada fora do Brasil que realiza tratamento por fase de ciclos. No Brasil, a terapia está numa crescente, mas muita gente ainda não conhece. A acupuntura é um braço dessa terapêutica. O foco maior do meu atendimento é o uso das fórmulas magistrais que são os fitoterápicos a partir da medicina chinesa. Nada mais do que Deus deixou pra gente que utilizamos para potencializar a nossa saúde”.
Fabiana informa que o tratamento pode ser feito por outras mulheres e não apenas para quem deseja engravidar. Ela citou, por exemplo, quem tem endometriose que é uma doença que tem caráter multifatorial, mas geralmente afeta mais a parte pélvica. “Ela pode usar da medicina chinesa para ter maior qualidade de vida”.
Mais informações sobre a terapia podem ser obtidas pelo site https://studiosant.com.br/ e também pelas redes sociais: @studiosantintegrativo.
A entrevista da acupunturista Fabiana Bonifácio ao programa Diário de Manhã pode ser vista na integra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=gboS2DAjlXU ou pelo QR Code nesta página. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das8 horas com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do Diário do Rio Claro.