A Câmara Municipal de Rio Claro realizou na noite dessa segunda-feira (23), cerimônia para entrega da medalha ‘Produtor Rural do Ano’ aos produtores que mais se destacaram no ano anterior. Atividade foi presidida pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas) e contou com a presença do deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas), e do secretário de agricultura Emilio José Cerri, representando o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas).
Receberam a medalha os produtores Maria Luiza Pinto, Luiz Francisco Nalin, Edson Mauch, Sueli Maria Zambone Soares e José Antonio Botacin. Em vídeo exibido na cerimônia, os homenageados falaram sobre o trabalho e o amor pelo campo. “Hoje continuo o trabalho do meu pai. Eu sou feliz na lavoura, não troco por nada”, disse Sueli.
Na mesma ocasião, foi entregue a medalha de ‘Honra ao Mérito’ para Enéas Antônio Ferguson pelos serviços prestados ao setor agrícola, junto aos produtores rurais do município, conforme decreto legislativo nº 552/2018, também de autoria de Julinho Lopes e aprovado pelos demais vereadores.
Importante destacar a presença do ex-vereador e ex-presidente do legislativo, Manoel José Silva (PSDB) que ocupou a tribuna de honra da casa.
MOÇÃO
Por iniciativa do vereador Adriano La Torre (Progressistas), foi realizada também Moção de Aplauso para Fernando Brunini, por seus trabalhos a frente do turismo e em prol do carnaval rio-clarense, além de ser um destacado colunista social do município. Emocionado pela homenagem agradeceu a Casa. O deputado Aldo Demarchi também esteve presente.
SESSÃO
Entre as apresentações dos requerimentos, vereadores questionaram a demora no atendimento de algumas secretarias. O motivo foi um pedido para a criação de vagas de curta duração frente aos Correios da Rua 1.
Carol Gomes (PSDB) criticou a secretaria de Mobilidade Urbana. “Enviei um requerimento sobre outra vaga de curta duração, próximo aos Correios da Rua 4, onde também tem um consultório médico e até hoje não recebi resposta”, lembra a vereadora.
Rafael Andreeta (PDT) foi mais duro na crítica: “Tenho requerimento há mais de seis meses na pasta de Mobilidade Urbana e não fui atendido. Eles tem que aprender que ‘não’ também é resposta”, enfatizou o vereador que cobra resposta do executivo.
PROJETOS
Quatro PLs tramitaram na sessão dessa segunda-feira (23). Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 110/2018, de autoria do executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar 017, de 16 de fevereiro de 2017.
O projeto modifica, com nova redação, o artigo 67 da referida lei que indica as modalidades nas quais o funcionário pode requerer Licença-Prêmio.
Outro projeto aprovado em segunda discussão é o PL de André Godoy, que institui no calendário do município o bloco carnavalesco “Salve Salve Simpatia”.
Em primeira discussão foram aprovados os PLs 146/2017, de Ruggero Seron, que denomina de ‘Professora Silvia Aparecida Penteado de Moares Izzi’ praça localizada no bairro Bela Vista; e o PL 115/2018, de Adriano La Torre, que dispões sobre instituir a Campanha Permanente de Orientação e Conscientização para Coleta de Lixo.
AUSÊNCIAS
Os vereadores Luciano do Bonsucesso (PR) e André Godoy (Democratas) estiveram ausentes por compromissos parlamentares fora da cidade, conforme informou o presidente da sessão Julinho Lopes. Hernani Leonhardt (MDB) justificou a ausência por perda na família, e Yves Carbinatti (PPS) por compromissos médicos.